quarta-feira, 24 de abril de 2013

Universidade de Portugal possui parceria com Ciência sem Fronteiras (CSF) e Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI)


A Universidade do Algarve, em Portugal, através do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) é parceira do programa Ciência sem Fronteiras (CSF) e Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI). É uma Universidade jovem, com cerca de 34 anos, que desenvolve a sua atividade nas áreas do ensino, a nível superior, investigação científica, produção científica e apoio ao empreendedorismo.

A Universidade do Algarve tem 3 campi na cidade de Faro e um na cidade de Portimão (a 50 km de distância), e encontra-se dividida em escolas/instituto, faculdades e um departamento. Possui 4 escolas superiores (Gestão, Hotelaria e Turismo; Educação e Comunicação; Saúde; e Instituto Superior de Engenharia), 3 Faculdades (Economia; Ciências e Tecnologia; e Ciências Humanas e Sociais) e um Departamento para o desenvolvimento das Ciências Biomédicas. Todos os campi estão equipados com salas de aulas e de estudo, laboratórios, anfiteatros devidamente equipados para atividades de ensino como de investigação científica e ligados a uma rede wifi.

Um dos nossos pontos fortes são os centros de investigação dinâmicos e proeminentes que produzem inovação e valor acrescentado em diferentes domínios, como as Ciências do Mar, Biologia e Biomedicina, Eletrônica e Telecomunicações, Artes e Comunicação e Turismo e Organizações. Abertos ao mundo, estes centros de investigação recrutam os melhores jovens investigadores e contribuem anualmente com importantes e numerosos resultados científicos, construindo assim a excelência do ensino e investigação na Universidade do Algarve.

A nível internacional somos uma das universidades portuguesas mais internacional tendo mais de 10% de alunos estrangeiros, dos quais 40% vêm estudar no âmbito de programas de mobilidade ou protocolos bilaterais, essencialmente com o Brasil. Somos parceiros em vários programas europeus, em que se destacam os Programas Erasmus e Erasmus Mundus, que poderão ser consultados no nosso website. Com o Brasil, para além dos já citados CSF e PLI, somos parceiros no Programa de bolsas Luso-Brasileiro Santander Universidades e temos Protocolos bilaterais com várias universidades, das quais nos chegam anualmente centenas de estudantes para realizar períodos de mobilidade. Em termos de nacionalidades todos os anos temos estudantes de mais de 60 nacionalidades diferentes, tendo os países da CPLP uma representatividade de 38%, majoritariamente do Brasil.

A aposta da Universidade do Algarve na internacionalização levou à sua participação num grande número de programas de cooperação e desenvolvimento do Ensino Superior, fazendo desta também uma das universidades portuguesas com maior número de mestrados (7) e doutoramentos (2) no âmbito do programa Erasmus Mundus.

As ofertas de cursos na Universidade do Algarve para o Programa Ciência sem Fronteiras e Programa de Licenciaturas Internacionais poderão ser consultadas clicando nos links de cada programa.

Existem, ainda, várias residências universitárias na cidade de Faro, em Gambelas e Portimão, bem como também é disponibilizado apoio na procura de alojamento privado. As Bibliotecas Centrais nos dois principais campi (Penha e Gambelas) possuem serviços online e acesso wifi que complementam o apoio ao ensino e investigação. Possui vários refeitórios, restaurantes e cafés-bares distribuídos pelas Escolas e Faculdades, bem como pelos campi. E facilita o acesso a cuidados de saúde e atividades desportivas e culturais variadas.

É também importante referir que a cidade de Faro é a capital de uma região, cujo principal setor de atividade é o Turismo, tendo também inúmeras atividades ligadas ao Mar, como a pesca, desportos náuticos, lazer ou investigação científica. O Aeroporto Internacional de Faro encontra-se a cerca de 9 km do centro da cidade e tem ligações para várias cidades europeias. A cidade possui vários serviços públicos concentrados na Loja do Cidadão, onde num só local podem ser tratados de inúmeros assuntos.

O Consulado Geral do Brasil em Faro, que abriu recentemente, mantém excelentes relações com a Universidade do Algarve, tendo já organizado uma recepção aos estudantes brasileiros na época do Natal, pretendendo também receber os estudantes no inicio de cada ano letivo. Esta relação de proximidade, entre as duas Instituições é, sem dúvida, uma mais valia para os estudantes brasileiros que chegam pela primeira vez a um país estrangeiro e mais concretamente à Universidade do Algarve.



Nenhum comentário:

Postar um comentário