sexta-feira, 19 de abril de 2013

Hospedando conhecimento

Por Mariana Ribeiro

Nos dias 15, 16 e 17 foi realizada a Semahur, que já deixa saudades aos alunos de Hotelaria da UFRRJ


A última quarta (17), foi a despedida da I Semana Acadêmica de Hotelaria, que envolveu diversos sub-temas com foco na Hotelaria e suas perspectivas.

Foram três dias de palestras, debates e mini cursos que enriqueceram o aprendizado dos alunos de Hotelaria da UFRRJ. A participação de professores e profissionais do mercado de trabalho mostrou aos alunos a ampla diversidade que a hotelaria tem a oferecer aos futuros hoteleiros.

O veneno de cada dia

No dia 16 de abril quem marcou presença na Semahur, foi o professor João Eduardo Mesquita, mais conhecido como “Chef Joca Mesquita”, que  começou sua carreira como geógrafo, formado pela PUC-RIO e logo após, iniciou sua formação gastronômica em direção de cozinha  pela UNIRIO. Hoje ele é diretor da empresa de consultoria Aguce Gastronomia, e trabalha com o movimento Slow-Food e Eco-Chefs.

O documentário de Silvio Tendler, ”O veneno está na mesa”, mostra os riscos que o agrotóxico pode causar tanto para quem consome os produtos agrícolas contendo herbicidas, fungicidas e pesticidas, quanto para o agricultor que está manipulando esses venenos. O filme trouxe à população a questão da segurança e soberania alimentar, mostrando como todos estão propícios a sofrerem conseqüências fatais pela ingestão de alimentos contendo o veneno.

O palestrante alertou os alunos para os perigos causados através de agrotóxicos que não são permitidos no Brasil, desde a década de 70. Além de, afirmar que a utilização do veneno em plantações de massa barateia o custo do produto, fazendo com que o alimento orgânico seja mais caro por ter sua produção em menor escala. Mesmo sabendo de todos esses perigos as indústrias, não se importam com a segurança alimentar e sim com os ganhos alarmantes.

Depois de expor os pontos negativos da utilização desses produtos, João Eduardo, apresentou a agroecologia, que é uma produção orgânica que trabalha a questão do equilíbrio geral do ambiente em que se encontra. Onde possui grande diversidade vegetal, o que gera mais chances de uma comissão elevada. Depois de todas as considerações feitas pelo chef, foi feito um debate com todos os alunos presentes sobre como poderiam ser solucionados esses problemas e como a população poderia influenciar nessa mudança.

Etiqueta a mesa

A Professora Msc Stella Magaly de Andrade Sousa, no segundo dia da Semahur ministrou para os alunos de hotelaria, o mini curso de etiqueta. No inicio, ela ensinou como deve ser a arrumação de uma mesa, com seus devidos cuidados e atenções. Para representar na prática, Stella chamou duas alunas de Hotelaria para arrumarem uma mesa, com seqüências exatas de talheres, pratos e taças.

Além de mostrar como devem ser as posturas e atitudes tomadas diante da mesa, tanto em uma refeição, quanto em algum evento.



Operação de um Hotel

Ana Laura Heissenberguer, é Gerente de treinamento no Sheraton Rio Hotel e Resort, e esclareceu como funciona a operação de um hotel, destacando todos os setores, departamento e funções que integra um hotel. Apresentou as diferenças entre cargos e a importância que cada um tem para o funcionamento e organização com excelência da hospedagem, levando ao cliente a satisfação na recepção.

A palestrante falou de suas experiências desde o inicio de sua carreira para incentivar e mostrar aos alunos a possibilidade de crescer na empresa.

A arte de servir

Rosane das chagas Lucas,  Presidente da Fundação Concierge Brasil, que atua como chef concierge no Hotel JW Marriott, ensinou princípios básicos para quem pretende iniciar sua carreira na função de concierge.

Rosane ressaltou que sua profissão exige estar atenta a tudo que acontece em um hotel, além de ter que conhecer todos os funcionários e suas funções, e saber sempre quem vai atender seus pedidos, uma vez que ela precisa suprir a necessidade dos hospedes seja o que for e a que horas for.

“Eu não sei tudo, eu sei todo mundo que sabe alguma coisa”, brinca Rosane.
Os alunos fizeram muitas perguntas para saber as curiosidades que envolvem a profissão e a palestrante super atenciosa e descontraída respondeu a todas as perguntas e contou as histórias mais inusitadas e interessantes sobre sua carreira desde o inicio, até os dias de hoje.


Bom atendimento gera bons resultados

"A constante busca pela excelência no atendimento ao cliente", foi o último mini curso da Semahur, no dia 17, onde o administrador de empresas Efraim Medeiros, mostrou o processo de evolução no atendimento ao cliente ao longo dos anos, ratificando que os clientes de hoje estão mais exigentes. O também professor do curso de Hotelaria, ressaltou a frase diariamente utilizada por nós “o cliente sempre tem razão”, que há anos atrás não era mencionada, uma vez que não tinha tantas variedades de marcas e produtos que hoje temos no mercado.

“Hoje o que não pode ser perdido é a imagem de bom produto”, afirma Efraim.

O mini curso também esclareceu aos futuros hoteleiros, que não somente o bom atendimento é suficiente para suprir a imagem positiva para o cliente, mas a boa aparência, o respeito, a confiança, a ética, a transparência, e até as expressões faciais fazem parte da excelência no atendimento e satisfação do cliente.

A primeira semana acadêmica do curso de hotelaria foi um sucesso, e os alunos já estão ansiosos pela próxima.

Confira as fotos e fique por dentro de tudo o que rolou na Semahur.

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