quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Assembleias e reuniões debatem calendário acadêmico

Por Kleber Costa

Por volta das 9h, desta quarta-feira, teve início a Assembleia Geral de Professores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, que teve como principal tema de debate a reformulação do calendário acadêmico dos períodos 2012/1 e 2012/2 e a saída da greve.
Assembleia reunida para decidir sobre o fim da greve na Rural
Docentes e universitários estavam presentes no auditório Gustavo Dutra. Antes da abertura da pauta da Assembleia, uma avaliação foi feita sobre o movimento realizado pelo Comando Local de Greve e Diretoria da Adur. Segundo o segundo vice-presidente da Adur, Luciano Alonso, a organização da categoria, durante quatro meses de greve, é satisfatória e considerou que não houve interesses partidários nas decisões tomadas. "O trabalho foi bem conduzido", destaca Luciano.
Em nome do Comando Local de Greve, Luciano agradeceu as parcerias estabelecidas durante a paralização: professores-estudantes e professores-técnicos. Outra assembleia será realizada para discutir acertos e erros e avaliações políticas durante a greve, no entanto, a data ainda não foi definida.
Após a avaliação, alguns informes foram repassados, um deles é que os trabalhos do Comando Nacional de Greve estão sendo encerrados durante a semana. Na sequência, houve a votação para a saída da greve na UFRRJ. O resultado foi: 47 votos pela saída da greve, contra dois a favor da manutenção. Houve ainda uma abstenção.

Professores votam para definir proposta de calendário
No segundo ponto da pauta, a mesa avaliou a reunião do dia anterior do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), resultando na deliberação de número 135, de 18 de setembro de 2012. Em nome da Adur, Luciano disse: "o sindicato soube da reunião de ontem, que dentre outros assuntos, discutiu o reestabelecimento do calendário acadêmico. A Adur considerou equivocada a reunião para criação do novo calendário e o Sindicato de professores, criou uma comissão para auxiliar na criação do novo calendário referente ao ano letivo de 2012.
Representando a direção superior da UFRRJ, a Pró-reitora de Graduação, Nidia Majerowicz, disse que o calendário, proposto pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), não foi deliberado. “Tanto estudantes, quanto professores estão questionando muito nas redes sociais, por exemplo. Então, foi neste sentido que a administração sentiu a necessidade de dizer alguma coisa à comunidade acadêmica”, destaca. “Ficamos também tranquilos na decisão de indicar [a retomada das aulas], pois a Adur indicou, na última assembleia, a saída da greve para o dia 24”.
A Pró-reitora ainda destacou a importância de sugestão deste novo calendário acadêmico: “Temos centenas de alunos que moram em outros estados. É necessário que as famílias destes estudantes se programem financeiramente para a compra de passagem, por exemplo. Assim se justifica a sinalização para que universitários e professores se organizem para a volta à Universidade. Somos uma gestão, e temos a responsabilidade institucional de dizer alguma coisa, não podemos ser omissos”, destaca Nidia.

Pró-reitora justifica proposta de calendário da Prograd
Após os esclarecimentos, uma segunda votação foi realizada para decidir se a Prograd poderia apresentar o calendário criado pelo setor. 28 votos foram a favor, contra 11 e houve duas abstenções. Em seguida, Nidia Majerowicz explicou que 57 dias foram cumpridos restando 43 para a conclusão do período. O calendário proposto pela Pró-reitoria de Graduação retoma o primeiro período de 2012, no dia 24 de setembro. Essa data foi escolhida devido o indicativo de saída de greve pelo comando local e também para dar um tempo de readaptação de docentes e discentes. Portanto, em setembro haveriam seis dias letivos, 24 em outubro, 19 em novembro (devido à eventos nacionais e regionais estabelecidos pela UFRRJ) e quatro em dezembro; finalizando assim, com 110 dias letivos, o período de 2012/1. O segundo semestre de 2012 começaria no dia sete de janeiro. Para a Prograd, os 10 dias extras são necessários para a revisão de conteúdo, garantindo assim, a qualidade do ensino.
Outros professores apresentaram propostas de calendários. Foi o caso da professora do curso de Ciências Sociais, Naara Luna, com a sugestão de que as aulas sejam retomadas também no dia 24 de setembro, sem as semanas destinadas à revisão de conteúdo, e encerradas no dia 14 de novembro. Já o segundo período de 2012 começaria, após um recesso, no dia 26 de novembro.
A professora Rosane Ferreira de Oliveira pediu para os colegas não esquecerem, de forma alguma, as semanas destinadas à revisão. Ela se mostrou contra o começo do período 2012/2 em novembro, pois ele seria fracionado devido ao recesso natalino, e traria prejuízos à qualidade do ensino.
Após outras apresentações de calendários, os professores começaram a votar por parâmetros e não por um calendário finalizado. Acompanhe abaixo os quesitos e os resultados das eleições:

Quesito

A favor

Contra

Abstenção

Retorno do período em 1º de Outubro

32

6

1

Revisão de conteúdo em duas semanas

29

3

2

15 dias de recesso entre períodos

32

0

0

Início do período 2012/2 em 14 de janeiro

26

0

3


Após as votações, uma comissão foi montada para montar o calendário acadêmico, proposto pelos professores, que deverá ser apresentado ao Cepe na sexta-feira (21). Esta reunião do Cepe decidirá o calendário oficial de retomada às aulas, baseado no que foi debatido nas Assembleias de professores e estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário