quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Semana Acadêmica de Educaçao Física aborda currículo

Por Kleber Costa
 
Desde segunda (24) até sexta-feira (28), acontece a XIV Semana Acadêmica do curso de Licenciatura em Educação Física. O evento, que tem como tema “O currículo de Educação Física e a construção da identidade”, é realizado no Salão Azul, no Pavilhão Central da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Campus Seropédica.
A aluna do oitavo período de Educação Física e colaboradora na organização do Evento, Claudia Trajano de Oliveira Santos, diz que nesta segunda parte da Semana, não haverá uma visão voltada para o mercado: “Daqui pra frente vamos falar da Educação Física com uma abordagem mais crítica. Virão palestrantes que buscarão isso e vão debater com professores que defendem o mercado .”
Claudia destaca ainda a importância política do evento. “Estamos lutando contra a pressão do Ministério da Educação, do Conselho Regional de Educação Física (1ª Região) e do Conselho Federal de Educação Física, que estão forçando a Universidade a dividir o curso que hoje é de licenciatura e bacharelado em dois, um para cada modalidade”, destaca a estudante.
Filósofo mostra as alterações sofridas pela Ed. Física
A Semana Acadêmica de Educação Física só termina na sexta-feira (28). Portanto, haverá ainda oficinas, mesas e palestras, como a da manhã desta quarta-feira (26), “Tendências da Educação Física ao longo da História”. O palestrante foi o professor e filósofo, Paulo Ghiraudeli Jr. Que, com um clima descontraído mostrou as alterações sofridas pela Educação Física ao longo de sua existência.
Ele recordou as dezenas de alterações sofridas na grade do curso de Educação Física para se adaptar às novas tendências nos últimos 30 anos. O educador físico é um importante meio intermediário em uma época que se busca o corpo perfeito. “As pessoas estão sempre se produzindo, parece uma linha de produção”, fala Ghiraudeli. E ele conclui o raciocínio dizendo: “Somos objetos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário