segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Conheça o novo calendário acadêmico da UFRRJ


Por Kleber Costa

No decorrer da semana passada, assembleias e reuniões discutiram fortemente a reconstituição do calendário acadêmico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professores e estudantes estiveram presentes nas reuniões do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), que aprovou o novo calendário; e do Conselho Universitário (CONSU), que o homologou na última sexta-feira (21).
Abaixo, você confere a nota em que a Pró-reitora de Graduação, Professora Nidia Majerowicz, fala sobre o retorno das atividades pós-greve.

“SEJAMOS TODOS BEM-VINDOS ÀS NOSSAS ATIVIDADES DO 1º PERÍODO LETIVO DE 2012

A reformulação do calendário acadêmico do 1º período letivo de 2012, aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e homologada pelo Conselho Universitário (CONSU) no dia 21 de setembro do corrente foi resultado de uma construção coletiva envolvendo os debates desenvolvidos em duas reuniões do CEPE (18 e 21 de setembro) e nas Assembléia da ADUR-RJ e dos estudantes, ambas realizadas no dia 19 de setembro.
A retomada do período letivo e a elaboração do calendário acadêmico tiveram como balizadores a observância dos cem dias letivos, da semana destinada às provas optativas, de tempo adequado para retorno dos estudantes, dos feriados dos meses de outubro e novembro, da recomposição do período letivo com qualidade e dos direitos trabalhistas dos professores.


Há que se ressaltar e dar ampla divulgação ao conjunto de diretrizes que devem ser observadas por todos na execução do calendário reformulado (Deliberações CEPE nº 135 de 18/09/2012 e nº 146 de 21 de setembro de 2012):

1.    O calendário deverá permitir a revisão e a integralização dos conteúdos das disciplinas;
2.     Nas duas primeiras semanas do período letivo, não poderão ser aplicados provas e outros tipos de avaliação;
3.      As duas primeiras semanas, após o reinício do período letivo, deverão ser destinadas à revisão de conteúdos das disciplinas, sendo de caráter obrigatório;
4.      Os docentes responsáveis pelas disciplinas deverão divulgar aos estudantes o novo calendário de avaliações e entrega de trabalhos nas duas primeiras semanas após o reinício do período letivo;
5.      O calendário acadêmico é único para os cursos de graduação presenciais regulares da UFRRJ e todos os atos acadêmicos do período letivo devem ocorrer conforme previsto no calendário;
6.      A PROGRAD reabrirá o período de trancamento de matrícula em disciplinas entre 24 de setembro a 15 de outubro de 2012.

Um conjunto grande de pessoas e instâncias se debruçou sobre essa questão buscando criar as melhores possibilidades para que a qualidade acadêmica possa prevalecer na continuidade do 1º período letivo de 2012. Respeitar as definições do calendário acadêmico, além de um dever, é um ato democrático e de responsabilidade social.”

No link abaixo você confere como ficou o calendário acadêmico do período de 2012/1 https://docs.google.com/document/d/14MRHsYh28Cz-itMtm4K42bXG9vfH2kkk01mrtmXZWR8/edit

Nenhum comentário:

Postar um comentário