terça-feira, 26 de julho de 2011

Sisu 2011-2
Prograd divulga balanço parcial das matrículas de ingressantes no 2º período de 2011

A convocação dos candidatos aos cursos de graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) para a matrícula, após o processo seletivo de ingresso (vestibular até 2009 ou Sistema de Seleção Unificada do MEC – Sisu), tradicionalmente, tem sido realizada vaga a vaga, no entanto, no primeiro período de 2011 a Universidade adotou o procedimento de convocar um número de candidatos superior ao número de vagas não ocupadas, buscando otimizar a ocupação destas.

A primeira experiência nesta modalidade ocorreu na sexta e última chamada da lista de espera do primeiro período de 2011 quando, após as três convocações do SISU e cinco da lista de espera ainda existiam 85 vagas não ocupadas na graduação.

O processo de chamada foi público, no auditório Gustavo Dutra, com base na lista de classificação no ENEM divulgada pelo Ministério da Educação na internet. Neste procedimento, definido por edital público da UFRRJ, realizam a matrícula o próprio candidato ou procurador por ele autorizado, sendo que os ausentes perdem o direito de ocupar a vaga. Como resultado desta nova forma de convocação para a matrícula, apenas uma das vagas deixou de ser ocupada no primeiro semestre de 2011.

O que se constatou é que àquela convocação compareceram apenas os candidatos que tinham real interesse em vir estudar na Universidade Rural.

Para o segundo período de 2011, esta forma de convocação foi adotada a partir da segunda convocação da lista de espera, que ocorreu no dia 21 de julho passado, quando foram convocados 1074 candidatos para a ocupação de 350 vagas em diferentes cursos de graduação. Compareceram 659 candidatos e foram preenchidas 326 das 350 vagas disponíveis, correspondente a uma taxa de 93% de ocupação.

Considerando-se os cancelamentos realizados até a última sexta-feira (22), a UFRRJ ainda tem 53 vagas a serem ocupadas em 21 cursos de graduação, o equivalente a 3,5% do total de vagas para o 2º período, grande parte delas decorrente de cancelamentos que chegam pela internet. A Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) espera que, na matrícula da 3ª lista de espera, a Universidade alcance 100% de ocupação das vagas do 2º período letivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário