segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Centro de Memória reúne contos sobre a Rural em acervo online


Por Victor Sena

É difícil andar pelo Pavilhão Central (P1) e não imaginar quantas histórias aquelas paredes já ouviram, e quantas situações já viram. Algumas delas, de quando o campus Seropédica ainda cheirava a tinta, renderam até livro. “Contos da Universidade Rural”, do ex-aluno Bruno Pessanha, Engenheiro Agrônomo, foi lançado pela editora da Universidade em 2010. Inspirada pela publicação, a estagiária do Centro de Memória da UFRRJ Anatércia Gomes criou a sessão Livro dos Contos Ruralinos, no blog do Centro, há cinco meses.

Annatercia, estudante de Sistemas de Informação, quis fazer uma coleta de situações presentes na memória de quem frequentou, ou frequenta, independente da forma, a Universidade:

- A princípio vinham muitas fotos. Mas sem descrições, sem informações detalhadas. Quando começamos a pedir relatos e contos, deu certo – disse. – Fazemos uma peneira, antes de postar no Blog. Muita coisa vem com pornografia, ofensas e posturas políticas fortes. Também precisamos fazer correções ortográficas.

Empolgada, a idealizadora desse projeto colaborativo afirma que a ideia foi bem aceita pelos coordenadores do Centro, ligado a Reitoria e ao curso de História:

                                                                                                                        Samara Costa
Annatercia teve a ideia do Livro colaborativo em junho  .
- Adoraram a ideia. Se as coisas crescerem e tivermos apoio da Editora da Universidade Rural (Edur), podemos fazer um livro impresso. Mas ainda tempos pouca coisa porque muitos enviam pequenos parágrafos.                                                                                  

Os contos enviados variam das confusões em que os alunos se metiam a relatos saudosistas e românticos. Até agora, o Livro tem 19 contos, e as postagens de novos são semanais.

- Gostei mais da história de uma aluna que roubou o corpo de um cachorro, usado pelos alunos para estudarem anatomia em aulas práticas, para se preparar melhor antes de fazer a prova – comenta a funcionária do Centro, Melissa Leal, estudante de História.

Centro de Memória

A Rural, bem antes de ser Rural e ocupar a planície de Seropédica, foi estabelecida como Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária (ESAMV), iniciando o ensino agropecuário no Brasil. O aniversário de 100 anos, em 2010, foi em comemoração a assinatura do decreto de criação da Instituição. O campus Seropédica tem apenas 64 anos.

Em 2002, começou a funcionar um local que mantivesse a memória histórica e sociocultural presente no centenário da Universidade. Foi oficialmente inaugurado em 13 de maio de 2004, e aprovado pelo CONSU em 28 de fevereiro de 2005, como um órgão vinculado à Reitoria.

O espaço tem um grande acervo documental, bibliográfico, filmográfico, cartográfico e sonoro. Segundo Melissa, o cuidado com a restauração, organização e conservação é constante.

- Estamos digitalizando muita coisa do acervo, documentos de antigas gestões do DCE, da época da ditadura. Em breve vai estar no site.

Entre as várias abas do Blog está a do Livro de Contos Ruralinos 
O Centro é cadastrado no Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), e começou com doações. Principalmente da família do professore Rômulo Cavina, que comandou o antigo Instituto de Economia Rural, na década de 50. Os objetos de laboratórios foram os institutos que deram. A visita, pelo rico acervo, é guiada. O Centro fica próximo aos correios, no P1, e o endereço do Blog é memoriasufrrj.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário