sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Fórum debate cotas raciais na UFRRJ


Por Samara Costa 

Ontem (22), o Salão Azul, em Seropédica, recebeu professores e alunos para debater o impacto social das cotas étnico-raciais no V Fórum Consciência Negra da UFRRJ. O encontro, promovido pelo o Laboratório de Psicologia e informações afro-descendentes (Lapisafro), debateu a cota e suas reações no Brasil, UFRRJ e municípios.

História familiar, Enem e ensino superior foram os temas centrais da primeira parte do evento que recebeu a palestrante Denise Pini (PUC), a pró-reitora de graduação, Nidia Majerowicz e Nilton Souza, professor de psicologia da UFRRJ.

Em sua explanação, Denise Pini apresentou as bolsas e financiamentos que a PUC oferece para os alunos com dificuldades econômicas. No momento a Universidade não adota cotas raciais e só contempla alunos com ações afirmativas. No total são 8 tipos de bolsas de estudo e programas.

Entre todos os programas apresentados, a professora frisou seu encantamento com o Fundo Emergencial de Solidariedade da PUC - Rio, mantido por professores e funcionários que fazem doações que garantem a permanência na graduação de alunos com dificuldade sócio-econômicas. Este recurso é utilizado no auxílio à moradia, alimentação e materiais didáticos.

Denise, também, expôs cinco casos de estudantes carentes que participaram do programa. Eles conseguiram bolsas de estudo em universidades internacionais como Havard, nos Estados Unidos. Após a viagem alguns alunos obtiveram sucesso e outros não. “O acesso a graduação é apenas um lugar de poder, mas não garante nada. O sucesso depende do aluno”, destaca Denise.

Outra questão abordada foi a religião e o preconceito com as religiões africanas. Segundo Denise a universidade, com bases católicas, respeita, e não tolera. “A PUC promove diversos eventos que resgatam a tradição cultural africana”, concluiu a professora.

A pró-reitora de graduação, da UFRRJ, Nidia Majerowicz apresentou o perfil dos alunos da Universidade. Na exibição do gráfico foi possível verificar o aumento de estudantes com baixa renda após o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) que ocasionou a implantação de 24 novos cursos na Rural. “A partir de 2013 vamos ter a implantação de 50% das vagas para alunos cotistas”, declarou a pró-reitora. Dentro das cotas, no mínimo 50% das vagas serão reservadas aos estudantes com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita; e, no mínimo, 51,8% das vagas serão reservadas para autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

Um pouco sobre o Fórum

Organizado pelo Lapsiafro, o Fórum Consciência Negra da UFRRJ tem como objetivo pensar a História da África a partir de uma temática que abrange o diálogo, tanto da cultura africana como, também, da cultura de origem ameríndia, europeia e asiática. Realizado desde 2008, o fórum debate diversos assuntos e realiza discussões sobre questões atuais. “ O Fórum possibilita a análise da etnia negra fora do Brasil. Dessa forma, contribui com a reflexão dentro da instituição”, comenta Nilton Souza, coordenador do Lapsiafro.

Para saber mais do grupo e ver a programação de todos os fóruns acesse http://www.ufrrj.br/lapsiafro/index2.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário