quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Militantes realizam manifesto feminino


Por Kleber Costa

Às 9h da manhã do dia 13, no auditório Hilton Salles, o coletivo Maria vem com as outr@s começou a promover o “Manifesto Feminino”. Outros grupos que defendem os direitos da mulher estavam presentes e endossaram a discussão, foram eles: ONG Casa da mulher trabalhadora (Camtra); Grupo Femen Brasil; frente feminista do Levante Popular da Juventude (célula Rural).

O Manifesto foi realizado em comemoração ao dia 25 de novembro, data dedicada ao dia internacional de combate à violência contra a mulher. Na primeira mesa, “Atitudes e atos do movimento feminista”, representantes dos três movimentos sociais organizados convidados apresentaram seus trabalhos e a forma de atuação contra a violência doméstica, turismo sexual e descriminalização do aborto, por exemplo.

 Foto: Kleber Costa
Militantes do Femen utilizam a mídia para atingir um maior número de pessoas
Militantes do Femen, um movimento internacional presente em mais de 30 países, destacaram a forma de atuação do grupo, criado na Ucrânia. Em suas manifestações elas mostram os seios como forma de protesto, o que é normalmente recriminado pelo estado.

Segundo a primeira ativista do Femen Brasil, Sara Winter, isso não acontece com a nudez feminina durante o carnaval. – Neste período, a nação lucra com o dinheiro arrecadado através do turismo, principalmente, o sexual . Fazemos o chamado topless na mídia, porque através dela, ganhamos visibilidade na sociedade. Usamos a mídia para vender projetos sociais - destaca.


No fim da manhã, as mulheres prepararam cartazes para o ato público que foi realizado dentro do Restaurante Universitário de Seropédica, às 12h30. As manifestantes, através de cartazes, cantos e pinturas corporais, conscientizaram os estudantes para a importância da segurança e da iluminação dentro do Campus da Rural. Em seguida recolheram assinaturas para o abaixo-assinado que será encaminhado à Reitoria.

Foto: Kleber Costa
Durante o almoço no bandejão o Coletivo Maria vem com as outr@s e outros movimentos feministas protestaram a favor de suas causas

Nenhum comentário:

Postar um comentário