segunda-feira, 5 de novembro de 2012

“Ruralinos” podem ser novas promessas da ciência


Projeto da Capes e do Governo Federal seleciona calouros para ingresso no mundo científico


Por Phelype Gonçalves

Entre mais de 960 estudantes ingressantes na Rural, no primeiro semestre letivo de 2012, 37 alunos de mais de 18 cursos de graduação diferentes, foram selecionados para fazer parte do Programa Jovens Talentos para a Ciência. A iniciativa é uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Governo Federal.

O projeto tem como público-alvo todos os alunos de graduação, de qualquer área de conhecimento, recém-ingressos em universidades federais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia.

O objetivo é inserir os discentes no meio científico para incentivá-los à iniciação científica e a trabalhos voltados para suas próprias formações acadêmicas. O programa concede, ainda, uma bolsa no valor de R$ 300,00 pelo período de 12 meses. O processo seletivo se dá através de uma prova de conhecimentos gerais, composta por questões de múltipla escolha. Além do benefício, os estudantes podem ter suas notas utilizadas para futuras classificações no programa Ciências sem Fronteiras, destinado à mobilidade internacional de alunos.

No dia 29 de outubro aconteceu a primeira reunião entre o coordenador do projeto, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Pedro Campos, seus monitores e alunos do 5º período de Relações Internacionais, Nicolle Berti e Wellington Vieira, o Coordenador de Mobilidade Internacional e do Ciências sem Fronteiras na Instituição, Márcio Lopes, a Pró-reitora de Graduação, Nídia Majerowicz, e os aprovados no programa.

O encontro foi realizado no auditório do Pavilhão de Aulas Teóricas (PAT) e foi decisivo para começar a divisão em grupos, dos selecionados, para que possam começar a discutir sobre o material didático que produzirão.

*Fonte: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário