segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Rural é aprovada em três novos grupos PET


Por Phelype Gonçalves

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) foi selecionada  para expandir  - para mais três – seus grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) na Instituição. O PET é de responsabilidade da Coordenação-Geral de Relações Estudantis (CGRE) da Diretoria da Rede IFES (DIFES), subordinada à Secretaria de Ensino Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC).

Podiam se candidatar Instituições de Ensino Superior (IES), dentro dos critérios estabelecidos no edital feito pelo MEC, para 60 novos grupos divididos em três lotes:

Lote I: até 15 grupos PET associados a cursos de graduação, que serão criados iniciando suas atividades com quatro bolsistas, a serem selecionados de acordo com o art. 17 da Portaria MEC nº 976, estes, devem realizar um processo de consolidação gradual, até o máximo de 12 bolsistas ao final de três anos, desde que avaliado positivamente pelo Comitê Local de Acompanhamento - CLA.

Lote II: até 15 grupos PET que possuam foco no trabalho com comunidades populares urbanas, campo, quilombola ou indígenas, voltados à diversidade social, constituído exclusivamente por bolsistas em condição de vulnerabilidade social e econômica, conforme critérios descritos no item 4.3.1 do Edital, formados com no máximo 12 bolsistas, a serem selecionados de acordo com o art. 17 da Portaria MEC nº 976. As propostas podiam ter escopo/abrangência interdisciplinar, institucional, de grande área do conhecimento ou vinculado a curso específico.

Lote III: até 30 grupos PET vinculados aos cursos de engenharia que tenham como foco, sem prejuízo dos demais objetivos do Programa de Educação Tutorial, a promoção e a produção da inovação tecnológica. Os grupos PET candidatos a este lote serão formados com no máximo 12 bolsistas, a serem selecionados de acordo com o art. 17 da Portaria MEC nº 976. As propostas deverão necessariamente estar vinculadas a um curso específico de engenharia na IES ou estar vinculadas à grande área de conhecimento “engenharias” – agrupando um conjunto de cursos de engenharia na IES.

A UFRRJ se classificou nas três segmentações e poderá acrescentar, aos que já existem, os grupos PET de Engenharia Química (Engenharias), de Licenciatura Interdisciplinar em Educação no Campo (Interdisciplinar) e Bacharelado em Sistemas de Informação (Ciências Exatas e da Terra). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário