terça-feira, 6 de novembro de 2012

Evento discute a comunicação da UFRRJ


Por Kleber Costa e Samara Costa

                                                                                             Kleber Costa      
Representantes discutem a funcionalidade da comunicação na Rural
O futuro da comunicação na UFRRJ foi fortemente debatido na última terça-feira (30), no Pavilhão de Aulas Teóricas (PAT). Os desafios e as possibilidades de melhorar este setor na Rural foram discutidos por especialistas, servidores e alunos da Universidade.

Representantes da administração superior; da Coordenadoria de Informática (Coinfo); da Editora da UFRRJ (Edur); dos cursos de Belas Artes, Jornalismo e Sistemas de Informação; além de estudantes, docentes e técnicos mapearam, durante a manhã, quais são os problemas mais graves de comunicação na Instituição.

A Pró-reitora de Graduação, Nidia Majerowicz, acredita que a reformulação do portal deve receber atenção prioritária. Para ela, é necessário simplificar a navegação dos usuários e tornar as coisas importantes mais visíveis.

“Com a reestruturação de toda a comunicação, a Rural deve agilizar a circulação da informação, tanto de interesse pessoal como institucional e ganhar ainda mais visibilidade. Será mais fácil para quem tem interesse em conhecer a UFRRJ e saber o que ela oferece”, destacou Nidia.

O Analista de Tecnologia da Informação da Coinfo, Sandro Freire, disse que a Coordenadoria de Informação diagnosticou todos os problemas do sistema, como servidores, por exemplo, e encaminhou à Reitoria. O Setor aguarda posicionamento da Administração Superior.
                                                                       Kleber Costa      
Site da UFRRJ é um dos assuntos mais comentados durante o evento
“Temos projetos de compras de equipamentos para melhorar a infraestrutura, mas a carência maior que temos hoje é a falta de profissionais. São apenas dois funcionários que cuidam do desenvolvimento dos sites da UFRRJ”, disse Freire. Sobre o portal, o representante da Coinfo disse que em seis meses o problema do site pode ser resolvido. Para isso, no entanto, é necessário a criação de um projeto integrado entre os setores que desenvolvem conteúdo, pois a Coinfo cuida apenas da arquitetura do sitio eletrônico.



Grupos de Trabalho

A tarde, foram montados Grupos de Trabalhos (GTs) que estudaram estratégias para a melhoria do setor. As equipes trabalharam em cima dos seguintes temas: site da UFRRJ; comunicação intercampi; comunicação interna; comunicação externa; comunicação da Instituição com seus estudantes; Marketing; Edur e suas potencialidades; e a criação de um centro multimídia integrado de comunicação. Cada tema foi  discutido em salas diferentes durante duas horas e logo após a reunião representantes, de cada grupo, expuseram as ideias e soluções debatidas.

A Comunicação da UFRRJ com o Público Estudantil

Coordenado pelo estudante Victor Sena, representante do Centro Acadêmico do curso de Jornalismo (Caco), e Antônio Erivelton, aluno de Engenharia Agrícola e Ambiental, o grupo cobrou melhorias da Universidade. Veículos de comunicação como o Rural Semanal e o site da UFRRJ foram criticados. Segundo os alunos, o site precisa ser melhorado, já  o boletim semanal, não atende o público alvo. Como sugestão eles sugeriram a criação de um portal de notícia de forma unificada  para atender toda a comunidade acadêmica.

 A Comunicação Externa:  imagem, identidade e reputação institucional; e um Futuro Núcleo de Marketing: Perspectivas

Durante a divisão, os dois grupos se juntaram e foram coordenados por Marco Souza, vice-coordenador de Administração, João Henrique Oliveira, jornalista da assessoria  de comunicação da UFRRJ e Ivana Barrreto, professora do curso de Jornalismo.
Um dos problemas apontados foi a falta de Recursos Humanos na Ascom.  A falta de funcionários faz com que os profissionais acumulem funções extras, dessa forma, a melhora do trabalho fica prejudicada.  O grupo apresentou diversas sugestões para a melhoria da comunicação, dentre elas, a criação de uma extensão da assessoria de imprensa, a reestruturação do site e a reforma gráfica do Rural Semanal.

A Comunicação Interna o Fluxo da Informação nas Relações de Trabalho

O grupo coordenado pela a professora de Jornalismo, Cristiane Venâncio e por Sabrina Dias, jornalista da Prograd, acolheu a maioria dos alunos de jornalismo e técnicos administrativos. Na reunião, foram apontadas as necessidades para a melhoria da comunicação interna. Dentre elas a de ter um bolsista por instituto, dessa forma as notícias iriam abranger toda a Universidade. Foi discutida também a estruturação do site, com a sugestão de dividi-lo em três grupos: visitante, aluno e servidor.  

Edur e suas potencialidades

Focado no papel de visibilizar a pesquisa universitária, o Gt foi liderado por Tania Mikaela, professora do curso de Letras, e Sandra Machiori, coordenadora editorial da Edur. Assim como outros setores, a editora sofre com a falta de funcionários, e eles acabam acumulando funções. Outra questão exposta foi o aumento da infra-estrutura e aquisição de novas máquinas para a impressão de novos materiais.

O site da UFRRJ: Usabilidade e Arquitetura Informacional na Relação Intranet e Internet

Professores, técnicos da Coinfo e os alunos do curso de Sistema de Informação compuseram o grupo liderado por, Sandro Freire, gerente de projetos da Coinfo, e a coordenadora do curso de Jornalismo, Simone Orlando.  Apesar das criticas, o grupo apontou sugestões para a melhoria da página.  O ponto de partida seria uma pesquisa, para mapear o que o público do site deseja e o que não é necessário. Com a pesquisa realizada, o design e estrutura do site ficam prontos em um curto prazo de tempo. Já as páginas secundárias, sofreriam uma padronização gráfica e de conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário