sexta-feira, 9 de março de 2012

Comunidade acadêmica recebe calouros em aula inaugural

Após duas chamadas do Sisu e mais quatro reclassificações, na última segunda  (05) os calouros da UFRRJ participaram da aula inaugural e começaram a Semana de Integração.  Durante todo o dia, foram realizadas três diferentes aulas inaugurais, nas quais estiveram presentes o reitor, Ricardo Motta, da pró-reitora de graduação, Nidia Majerowicz, de representantes do DCE  e outros convidados. Também estiveram presentes coordenadores de cursos, que se apresentaram aos novos alunos, e posteriormente, na saída da aula inaugural, os calouros encontravam seus veteranos para as demais atividades de integração.

A pró-reitora de Graduação deu as boas-vindas aos alunos. “Este é um momento muito importante, em que muitos dos nossos estudantes começam a sua vida, seu curso superior na nossa Instituição e é com muita alegria que a Universidade recebe os seus estudantes novos, os seus veteranos, os professores, os técnicos e toda a comunidade universitária que faz deste local um local de significado, de produção de conhecimento, um local rico, questionador em que cada um de nós, ao longo de sua vida, que passa por aqui,  aprende, ensina e esta é a grande virtude deste lugar que é de todos”, ressalta.
Comunidade reunida
Às 09h, aconteceu a aula inaugural para cursos de bacharelados integrais ou diurnos como modalidade única, com a presença do reitor,  da vice-reitora, Ana Maria Dantas; da presidenta da Associação dos Docentes da Universidade Rural (Adur), Ana Cristina Souza; Paulo Ferreira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRRJ (Sintur) e os estudantes, Carla e Thiago, representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Na parte da tarde a aula foi realizada para os cursos de licenciaturas integrais e diurnos. Estiveram presentes o pró-reitor de extensão, José Cláudio Souza Alves; os membros do DCE, Mariana e Leandro; e Lana Fonseca e Rosa Maria Marcos Mendes, coordenadoras institucionais do PIBID no ano de 2009 e 2011, respectivamente. Estiveram presentes também na apresentação vespertina a vice-reitora e o presidente do Sintur. À noite, a aula inaugural ocorreu às 18h30, com a presença do pró-reitor de assuntos estudantis, Carlos Luiz Massard e o reitor da Universidade de Brasília, José Geraldo de Sousa. Para representar o DCE , havia a presença dos estudantes Fernando e Pollyana Lopes.
Na aula inaugural à tarde, o pró-reitor de Extensão, professor José Cláudio Alves, comentou a importância dos cursos de licenciatura para a Extensão. Segundo ele, a Extensão trata daqueles que não estão na universidade federal hoje, e provavelmente nunca estarão, no entanto pagam seus impostos e contribuem para a manutenção de todos que estudam na Rural. Lamentou o sistema educacional público do estado do Rio, e principalmente o fato de Seropédica ser o município com os piores índices de educação do Rio de Janeiro. Segundo Alves, é por isso que a Extensão deve estimular os estudantes de licenciaturas, futuros professores, a estudar e trabalhar para melhorar a situação da comunidade que os acolhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário