sexta-feira, 16 de março de 2012

Coordenadores debatem ações da UFRRJ em fórum

Por Samara Costa
Nidia esclarece duvidas  sobre os programas vigentes na UFRRJ
Com o intuito de debater sobre ações em desenvolvimento na Universidade, membros da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e coordenadores dos cursos de graduação se reuniram no Salão Azul (P1) na tarde da última quinta-feira (15), durante a segunda reunião de 2012 do Fórum de Coordenadores da UFRRJ.
Durante o encontro foi apresentado o programa de incentivo à iniciação científica, chamado Jovens Talentos para a Ciência. O programa, oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), visa a inclusão dos estudantes do primeiro período na iniciação cientifica. Segundo a Pró-reitora de Graduação, Nidia Majerowicz, a oportunidade deve ser aproveitada pelos estudantes de graduação. “Este novo programa é importante para os alunos que estão se inserindo na comunidade acadêmica”, afirma Nidia, lembrando também do papel do coordenador no programa de orientar e inscrever os alunos interessados.
Após esclarecer dúvidas sobre o programa Jovens Talentos para a Ciência, a reunião se direcionou ao debate sobre as diretrizes dos programas presentes na UFRRJ como o Ciência Sem Fronteiras, apontando dados e características dos alunos selecionados nos últimos períodos e apontando sugestões para a melhorias do programa.
Durante o Fórum o diretor do Departamento de Assuntos Acadêmicos e Registro Geral (DAARG), Leonardo de Gil Torres, também salientou a importância da participação atuante dos coordenadores, especialmente durante a confirmação de matrícula dos ingressantes do primeiro período de 2012. Segundo Torres é necessária a atenção do coordenador quanto ao prazo de confirmação de matrículas dos calouros, uma vez que os alunos que não tiverem as matrículas confirmadas perderão as vagas, pois serão chamados outros que estão na lista de reclassificação. Desta forma é fundamental que o coordenador auxilie a Prograd para que o cronograma de matrícula seja mantido.
O Fórum de Coordenadores é voltado para debater e pensar em soluções para uma graduação mais sólida na UFRRJ. Os interessados podem consultar documentos e informações sobre as Avaliações dos Cursos de Graduação, estágios, novos cursos e relatórios no endereço eletrônico do Fórum: http://r1.ufrrj.br/graduacao/paginas/home.php?id=Forum-Coordenacoes

Nenhum comentário:

Postar um comentário