terça-feira, 24 de abril de 2012

Seminário defende maior investimento na educação brasileira

Por Kleber Costa


O Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) e a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação realizaram no último dia 19, em Brasília, o Seminário “O Estado da Arte do PNE 2011-2020: O Ponto de Vista das Instituições Universitárias". Representando a UFRRJ estavam o Reitor, Ricardo Motta Miranda, e a Pró-Reitora de Graduação, Nidia Majerowicz.
O deputado federal Ângelo Vanhoni (PT/PR), durante uma hora traçou 20 metas para uma melhor educação no país. O político fez um estudo sobre os investimentos do governo com a educação. Atualmente, o Brasil destina 4,94% do Produto Interno Bruto (PIB) à educação. O Projeto de Lei 8035/2010, que aprovou o Plano Nacional de Educação para o decênio 2011-2020, determina que o investimento público na educação seja ampliado progressivamente até atingir o patamar de 7% do PIB.
O relator do projeto defende que até 2020 esse investimento chegue a 8%. Ele justifica esse percentual através da exposição de alguns dados que vão desde a educação infantil até a formação de mestres e doutores, passando por planos de carreiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário