Por Kleber Costa
De 9 a 13 de abril, está sendo realizada a XXII Semana Acadêmica de Geologia da UFRRJ com vários mini-cursos, mesas redondas e palestras. O evento tem como proposta ampliar os conhecimentos nas áreas de mineração, geotecnia, meio ambiente e óleo e gás.
O curso de Geologia da Rural tem hoje 200 alunos que em breve ingressarão no mercado de trabalho e a Semana Acadêmica visa complementar a formação desses estudantes a fim de que, ao concluir o curso, estejam qualificados e com maior experiência para atuar em suas futuras carreiras.
Com a participação de profissionais de grandes empresas como a mineradora Vale e a petrolífera Petrobras, e de cientistas de universidades como a Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Semana Acadêmica de Geologia promete trazer muitos aprendizados aos futuros geólogos.
ArcGIS
A pesquisadora da UFRJ, Evânia Alves da Silva, apresentou no decorrer da semana o mini-curso sobre ArcGIS, um conjunto de softwares que dentre outras funções, permite criar mapas complexos para estudos geológicos. Nos quais é possível localizar relevos, declives, rios, planaltos, pontos de referência, além de outras informações.
O foco do Programa é o geoprocessamento, ou seja, o processamento informatizado de dados georreferenciados. Ele utiliza informações cartográficas (mapas, cartas topográficas e plantas) e informações a que se possa associar coordenadas desses mapas, cartas ou plantas.
O professor responsável pela XXII SAGEO da Rural, Doutor Artur Corval Vieira, destaca a importância da utilização desse software pelos alunos de Geologia. “O conhecimento em ArcGIS é muito importante, pois quem domina o manuseio desse software se destaca no mercado de trabalho. É um diferencial”. Vieira afirma ainda que em outras Universidades, como a UFRJ e a UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), os trabalhos de campo dos alunos de geologia é feito através do ArcGIS, enquanto aqui na Rural é feito no modo clássico. “Daí a importância deste mini-curso para nossos alunos”, comenta Vieira.
O professor responsável conta que é muito recompensador estar realizando este evento. Ele, que é formado em geologia pela UFRRJ, lembra que em sua graduação houve apenas uma conferência como essa. “É uma necessidade para os alunos que essas exposições aconteçam. O aluno e a própria Rural ficam próximos a fronteira do conhecimento. A Semana foi organizada por alunos que venceram muitos desafios, o mérito é deles também”, diz Vieira.
A Semana Acadêmica de Geologia ainda não acabou, programe-se.
Quarta-feira 11-04
14h à SONANGOL - Fernando Esteves - Bacias Sedimentares do Brasil
14h55 à Formação e evolução do Atlântico equatorial e o arquipélago São Pedro e São Paulo - Susanna Eleonora Sichel - UFF
15h45 à Sistemas petrolíferos atípicos - Sérgio Valente - UFRuralRJ
16h40 à Coffee Break
17h à Ambientes pretéritos - Monica Heilbron – UERJ
Quinta-feira 12-04
9h à Mini-cursos
12h à Almoço
14h à A importância da geoquímica de superfície na exploração do petróleo – CENPES/Petrobras
14h55 à Projeto ressurgência região de Cabo Frio, interação atmosfera-hidrosfera, hidrosfera-biosfera, biosfera-geosfera – Ramsés Capilla CENPES/Petrobras
15h45 à Geologia do petróleo – Gilmar Bueno - CENPES/Petrobras
16h40 à Coffee Break
17h à Mesa-redonda: Mineração, petróleo ou geotecnia, quem leva o geólogo?
Sexta-feira 13-04
9h à Mini-cursos
12h à Almoço
14h à A importância de solos para o mapeamento geológico - Edigar Shinzato - CPRM
14h55 à Geodiversidade - Cássio – CPRM
15h45 à Palestra Baker - Ana Paola Martins – Baker
16h40 à Coffee Break
17h à Estratigrafia e faciologia das sequencias vulcânicas do neoproterozoico do sul do Brasil - Carlos Sommeer – UFRGS
Em seguida à Festa de encerramento.
17h à Estratigrafia e faciologia das sequencias vulcânicas do neoproterozoico do sul do Brasil - Carlos Sommeer – UFRGS
Em seguida à Festa de encerramento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário