sexta-feira, 13 de abril de 2012

Reunião do Fórum Permanente de Formação de Professores

Por Kleber Costa


Na manhã da sexta-feira (13), foi realizada a reunião do Fórum Permanente de Formação de Professores. Coordenadores e representantes de cursos de licenciaturas discutiram junto com a Pró-Reitora de Graduação, Nidia Majerowicz, assuntos que vão proporcionar melhor organização aos cursos de licenciaturas da UFRRJ.

Vários informes foram repassados aos presentes, relacionados ao Parfor, ao Pibid, ao programa Jovens Talentos, a estágios e, inclusive, ao Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI).

A internacionalização da Rural com várias instituições espalhadas pelo mundo foi bastante discutida. Os chamados convênios inter-institucionais buscam enviar universitários para outros países, e também receber alunos de fora.



A coordenadora do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) do curso de Letras do IM, professora Lucia Helena Lopes de Matos, comenta a importância do Programa de Licenciaturas Internacionais. “O projeto abre perspectiva para que os alunos possam fazer mobilidade internacional. E vale lembrar que o programa não é só para aluno, ele se estende aos nossos docentes, que estabelecem parcerias em projetos de pesquisa com professores dos outros países.”


A Pró-Reitora de Graduação fala da importância desse encontro tanto para os cursos de licenciatura quanto para a UFRRJ. “Nesse espaço, nós discutimos todos os temas que são relevantes para o desenvolvimento da literatura da UFRRJ que estão implantando novo currículo, que começou em 2009. Esse currículo traz inovações pedagógicas como: núcleos de ensino, pesquisa e extensão, que envolve os alunos na produção de conhecimento em sua área e nova formatação dos estágios, conforme a legislação nacional.”



Nidia Majerowicz disse ainda que o Fórum aprofunda, avalia e toma decisões que repercutem no desenvolvimento dos cursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário