terça-feira, 24 de abril de 2012

Reunião de pró-reitores elabora carta em prol das licenciaturas

Por Carolina Vaz

Nos dias 19 e 20 de abril, a Pró-Reitora de Graduação, professora Nidia Majerowicz, participou da 12ª Reunião do COGRAD/ANDIFES  (Colégio de Pró-reitores de Graduação das IFES/ANDIFES), o qual preside. No evento, ocorreram reuniões de grupos de trabalhos e de coordenações regionais e também plenárias generalizadas para tratar de assuntos diversos da graduação, como PIBID, Licenciaturas e o Programa Ciência Sem Fronteiras. A reunião resultou ainda numa carta enviada ao presidente da  ANDIFES (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) para que leve as preocupações dos pró-reitores em relação aos cursos de licenciatura até o Ministério da Educação (MEC)  e faça o posterior acompanhamento da solicitação.
Grupos de trabalho e temas debatidos
No primeiro dia, os grupos de trabalhos e as coordenações regionais fizeram informes e debates dos temas. Os membros do COGRAD se dividem nos seguintes Grupos de Trabalhos (GTs):
-Bacharelados Interdisciplinares
-Evasão e Retenção
-Licenciaturas
-GT Formação Continuada para a docência no ensino superior
Os temas em debate foram: Programa de Educação Tutorial (PET), Programas Ciência sem Fronteiras, mobilidade nacional, e Jovens Talentos para a Ciência. No segundo dia de reunião, as plenárias trataram de assuntos diversos da graduação, como PIBID e as licenciaturas. 

Preocupação com as licenciaturas
Uma das deliberações  da reunião resultou numa carta na qual solicita-se que a ANDIFES, através de seu presidente, Prof. Dr. João Luiz Martins, encaminhe ao MEC a situação de sobrecarga dos docentes dos cursos de Licenciatura.
Na carta, aparece como urgência para o desenvolvimento do país tratar de piso e carreira dos docentes da Educação Básica. São citados 11 programas e incentivos relacionados à docência que ainda sofrem deficiência de adesão de professores. Relata que o comprometimento das IFES a favor da Educação Básica tem gerado desgaste e exaustão entre os professores universitários que se dedicam às Práticas de Ensino e ao Estágio Supervisionado nas licenciaturas.
A carta pede com urgência a criação de novas vagas específicas para docentes que atuarem nas Práticas de Ensino e no Estágio Supervisionado nas licenciaturas. Diz ainda que a sobrecarga de trabalho dos docentes está gerando o mal-estar profissional e a desmotivação ou incapacidade para adesão a programas governamentais importantes e essenciais.

Outro foco da carta trata da oferta da disciplina de Libras (Língua Brasileira de Sinais), e o desenvolvimento dos Núcleos de Acessibilidade, em relação à necessidade, também urgente, de contratação de docentes e técnicos administrativos especializados para conduzir a acessibilidade nas universidades.
O documento diz que a valorização das licenciaturas deve fazer parte do processo de crescimento das universidades, segundo o Programa de Expansão, Excelência e Internacionalização das Universidades Federais, elaborado pela ANDIFES.

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