quarta-feira, 25 de abril de 2012

Universidade realizará seminário sobre ações afirmativas

Por Samara Costa
Cartaz do evento




Com o intuito de debater as ações afirmativas e cotas étnico-raciais será realizado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) o seminário “Democratização do Acesso ao Ensino Superior e as Ações Afirmativas”. O evento contará com a presença de grandes nomes do debate nacional para abordar e analisar as experiências de acesso ao ensino superior com ações afirmativas já realizados em outras universidades do país, visando discutir a adoção de cotas na UFRRJ. Organizado pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), Pró-Reitoria de Extensão (Proext), Laboratório de Estudos Afro-brasileiros (Leafro), Laboratório de Psicologia e Informações Afro-Descendentes (Lapisafro), Núcleo Universitário Negro da UFRRJ (NUM) e Grupo de Pesquisa, Educação Superior e Relações étnico-raciais (GPESURER). O seminário acontecerá nos dias 02, 03 e 04 de maio, nos campi de Seropédica, Três Rios e Nova Iguaçu, respectivamente.
Confira abaixo a programação.

02/05- Seropédica - 17:00 às 20:00
Salão Azul
Conferencista
Marcelo Tragtenberg, professor e presidente da comissão de acompanhamento do programa de ações afirmativas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Adilson Pereira, representante Pró-reitor de graduação adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Debatedores
Alexandre Nascimento, representante da Comissão Técnica Nacional de Diversidade para Assuntos relacionados à educação afro-brasileira (CADARA)
Nidia Majerowicz, Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) 
03/05- Instituto Três Rios- 18:00 às 21:00

Conferencista
Frei David, coordenador do Educafro e presente no cenário nacional no debate sobre Políticas de Ações Afirmativas para afrodescendentes nas Universidades Públicas.

Debatedores
Magali Almeida, pesquisadora do Programa de Estudos e Debates dos Povos Africanos (Proafro) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj)

Alexandre Nascimento (CADARA)
04/05 - Instituto Multidisciplinar – Nova Iguaçu 18:00 as 21:00

Conferencista
Magali Almeida (Proafo)

Debatedores
Nidia Majerowicz (UFRRJ)

Alexandre Nascimento (CADARA)

Para inscrição e mais informações, acesse: http://r1.ufrrj.br/graduacao/acoesafirmativas/

Um comentário:

  1. Pessoal, o desafio sebrae está com inscrições abertas. Para quem está na universidade, é a oportunidade de aprender jogando - e concorrendo a prêmios que incluem iPad e uma viagem internacional para os vencedores. Até o dia 18!!! Peço a todos que ajudem a compartilhar essa oportunidade! http://www.desafio.sebrae.com.br/INSCRICOES/Primeiro-Passo

    ResponderExcluir