sexta-feira, 25 de maio de 2012

Inscrições para ENEM 2012 começam na segunda-feira (28)

Por Carolina Vaz, com informações MEC e UFRRJ

A partir da próxima segunda-feira (28), às 10h, estarão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2012, que seguem até o dia 15 de junho, às 23h59. A inscrição tem uma taxa de 35 reais, que deve ser paga até 20 de junho, cinco dias após o fim do prazo de inscrições. Podem pedir isenção da taxa estudantes de escola pública que estejam concluindo o ensino médio em 2012, e também candidatos que declarem carência socioeconômica (membros de família de baixa renda) ou estiverem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. 

O ENEM consiste em uma prova com questões objetivas e redação, que ocorrerá nos dias 03 e 04 de novembro, a partir das 13h, em instituições a serem determinadas. No primeiro dia, serão feitas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e também Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No segundo dia, serão as provas de Matemática e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e a redação. Os gabaritos oficiais estão previstos para o dia sete (07) de novembro e o resultado do Enem 2012 será publicado no dia 28 de dezembro. As inscrições poderão ser feitas através do site http://www.enem.inep.gov.br/

Ingresso em universidades


Após a execução da prova, esta é corrigida, as notas são divulgadas e os candidatos poderão se inscrever no Sistema de Seleção Única (Sisu), através dos quais poderão se candidatar às vagas nas universidades públicas. A nota do ENEM pode ser utilizada para o ingresso, no ano de 2013, em universidades públicas que a utilizam como critério único ou parcial de seu processo de seleção. Pode ser utilizada também para que os estudantes se beneficiem do Programa Universidade para Todos (ProUni), para que obtenham o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou participe, já na graduação, do programa Ciência Sem Fronteiras. O ENEM também é fundamental para a conclusão do ensino médio: a nota mínima, em cada área do conhecimento, é de 450 pontos, e na redação, 500 pontos, num total de 1000 pontos cada prova.

Além disso, os participantes maiores de 18 anos que ainda não terminaram a escolarização básica podem participar do Enem e pleitear a certificação no ensino médio junto a uma das instituições que aderirem ao processo – secretarias estaduais de educação, os institutos federais e os centros federais.

A Rural no ENEM

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro participa do processo desde o ENEM 2009, que substituiu o vestibular tradicional. Em 2010, estudantes que haviam participado no ENEM no ano anterior tiveram suas notas utilizadas como único critério de concorrência às vagas da universidade. A UFRRJ oferece 55 cursos de graduação presenciais, com mais de 12 mil alunos. Neste ano, um total de 1970 vagas foram ofertadas para primeiro período.

Ações afirmativas

Até o último ENEM, em 2011l, a UFRRJ ofereceu dois tipos de ações afirmativas para os novos estudantes:
AF 1 - Bônus de 10% sobre a nota final do ENEM 2011
Candidatos que tenham cursado do sexto ao nono ano do ensino fundamental e do primeiro ao terceiro ano do ensino médio integralmente em escola pública, excluídos os candidatos que tenham cursado qualquer uma dessas séries em escolas privadas com bolsas parciais ou integrais.

AF2 - 10% das vagas dos cursos de licenciaturas destinadas a professores
Professores em atividade na rede pública de educação básica sem formação adequada à LDB-9394/96. O candidato deverá apresentar, no momento da matrícula, contracheques dos últimos três meses ou original e fotocópia do contrato de trabalho.

Os candidatos aprovados que tiverem optado por alguma dessas ações afirmativas são responsáveis pela comprovação de sua adequação, no momento da matrícula.

Saiba mais sobre os últimos processos de seleção da Rural pelo site da Pró-Reitoria de Graduação:
http://r1.ufrrj.br/graduacao/

Conheça o funcionamento do Enem no site: http://www.enem.inep.gov.br
Confira abaixo o edital do Enem 2012, publicado no Diário Oficinal da União hoje (25):http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=3&pagina=67&data=25/05/2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário