quarta-feira, 9 de maio de 2012

Semana de Arquitetura traz presidente de Conselho regional

Por Carolina Vaz
Teve início ontem (07) e segue até amanhã(10) a VI Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo (SEMAU). Na manhã de terça-feira (08)  a palestra  “A importância da criação do CAU”  foi ministrada por Sidney Menezes, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) do Rio de Janeiro, que também já trabalhou em diversas secretarias governamentais, fundações e universidades.
Semana Acadêmica de Arquitetura conta com presidente do CAU
Ele contou que, antes da criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, os arquitetos estavam inseridos no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), onde, entre engenheiros, geólogos e outros profissionais, eram minoria e isso dificultava a aprovação de propostas. Segundo ele, há mais de 50 anos os arquitetos reivindicam a criação de um conselho próprio no Brasil, e se mobilizaram através de várias entidades. O CAU é um sistema a nível nacional, o que significa que, diferente do CREA regional, o profissional não precisa fazer novo cadastro ao realizar algum trabalho em outro estado.  
Hoje, o CAU já está formado, com todos os representantes eleitos, há 4 meses e meio. Tem como funções fiscalizar e aprimorar a atuação profissional. Segundo ele,  é uma função de salvaguardar a população, não permitir que leigos e outros profissionais sem formação cumpram a profissão. Também faz a emissão de documentos e do RRT, Registro de responsabilidade técnica, que garante o acervo profissional de cada profissional. Ele explicou que todo profissional recém-formado em arquitetura e urbanismo é obrigado a se registrar no Conselho, para que possa exercer a profissão com legalidade. Ele ainda chamou estudantes e recém-formados a colaborar, e destacou o papel da universidade na formação de profissionais de qualidade  e formação de um Conselho atuante. Menezes ainda convidou os alunos a alguns eventos do segundo semestre, quando o CAU promoverá encontros e discussões dos temas da profissão, como questão dos grandes eventos.
A IV SEMAU está sendo organizada e realizada por estudantes do sétimo período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Rural, com orientações dos professores Mário Saleiro e Liliana Fay. A diferença das semanas acadêmicas anteriores para esta é que a atual tem assuntos mais variados, não centralizados num tema em comum. Larissa Hany, estudante do sétimo período de arquitetura, é uma das organizadoras, e conta que o evento tem atingido um bom número de participantes e que as palestras também estão agradando. A Semana Acadêmica vai até quinta-feira, dia 10. Saiba mais e confira a programação completa: http://blogdagraduacao.blogspot.com.br/2012/05/arquitetura-traz-diversos-profissionais.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário