quinta-feira, 24 de maio de 2012

A mentira é destaque na Semana de Psicologia

Por Kleber Costa

Uma atividade chamou a atenção durante a primeira Semana de Psicologia, realizada no decorrer desta semana: a oficina da Mentira. A professora Ana Cláudia de Azevedo Peixoto foi a responsável em comandar a atividade.


Oficina chamou a atenção de alunos
A mentira é estudada na Psicologia e está relacionada às emoções, local onde se manifesta. Segundo a palestrante, ela pode ser identificada facilmente através de expressões faciais e corporais e, principalmente, pelo olhar, visto que este se modifica facilmente para agradar o outro. O mentiroso, normalmente, se apoia em algo para ter maior controle sobre o corpo, visto que sua atividade cerebral já está muito ocupada para planejar o que será dito. Ana Cláudia diz que o cérebro não é preparado para trabalhar com inverdades, por isso ele fica mais lento. Isso é perceptível na fala da pessoa que mente, ela costuma dar pausas mais extensas para montar o que será dito e não cair em contradição.

O Perfil do Mentiroso

A professora Ana Cláudia de Azevedo Peixoto dá algumas dicas das reações que uma pessoa tem quando mente, acompanhe o que faz uma pessoa quando está mentindo:

·         A Paralinguagem muda. A voz fica mais aguda ou grave e a velocidade da fala fica mais lenta, o mesmo acontece com a respiração.

·         Gestos involuntários. O indivíduo tenta controlar muito a face, por isso deixa o restante do corpo “desprotegido” realizando atos involuntários como balançar a perna, por exemplo.

·         Mãos. O mentiroso passa muito a mão no cabelo, nos olhos, nas orelhas e no nariz. Mas atenção! Cuidado para não fazer uma análise equivocada, pois algumas pessoas já passam a mão nessas regiões no dia-a-dia.

·         Jogadas de ombro. O ombro costuma ser um bom elemento a ser observado, normalmente a pessoa se entrega contradizendo com os ombros o que foi dito.

·         Sorriso falso. O sorriso falso é aquele em que fica estampado na face durante muito tempo. O mesmo acontece com a sensação de surpresa que apesar de ser rápida é instantânea.


Você Sabia?!

·         As pessoas mentem na maioria das vezes para ter maior aceitação na sociedade, na família e no trabalho.


·         A mulher mente cerca de 180 vezes ao dia, já o homem mente 220 vezes a mais que uma mulher durante o dia. A palestrante Ana Cláudia de Azevedo Peixoto explica. “O homem mente mais, porque existe uma pressão social para que ele tenha melhores resultados em todos os setores da sociedade.”

·         Apenas uma em cada cinco mentiras das conversas familiares são descobertas.


Por que as pessoas mentem?


Profª dá dicas sobre comportamentos
Segundo a psicóloga Ana Cláudia de Azevedo Peixoto, quando alguém mente e essa mentira é bem sucedida, o corpo acaba por liberar substâncias químicas de prazer. No fim, isso se torna um aprendizado e consequentemente uma habilidade que tende a se repetir. “Entretanto a pessoa que mente deve ter cuidado, porque isso pode voltar em formas e consequências negativas.”

Entretanto a mentira tem o seu lado bom. Para conseguir um emprego, e para não perder uma prova quando o aluno acordou atrasado foram alguns dos exemplos dado por alunos presentes na oficina. Ana Cláudia, no entanto, destaca que essa prática não pode se tornar uma prática corriqueira.

Johnny Clayton é aluno do 2° período de Psicologia da UFRRJ e um dos integrantes da comissão organizadora da primeira Semana Acadêmica do curso, ele destaca que mesmo em tempos de greve na Universidade a participação da comunidade interna superou as expectativas. “O número de professores e estudantes foi bem impressionante para nós.”


A Semana de Psicologia ainda não acabou, hoje (24) é o último dia de atividades, confira abaixo a programação:

9h - Workshop - Psicologia Hospitalar:
LOCAL: Auditório Paulo Freire
Prof. ª Dr.ª Kelly

10h - Religião em Psicologia - posição do psicólogo ante as crenças do paciente
- Prof.ª Dr.ª Carly Machado

13h – Apresentação de trabalhos de discentes

13h30 - Estudo psicológico dos websites pró-ana

14h – Psicologia do Esporte – papel do profissional diante deste  possibilidade no mercado de trabalho
- Daniele Muniz

15h - Apresentação de Teatro do CAPS - Seropédica

15:30h - Psicologia e cuidados paliativos: novas perspectivas
- Prof. ª Dr.ª Kelly

Nenhum comentário:

Postar um comentário