sexta-feira, 4 de maio de 2012

Semana Acadêmica traz oficinas para alunos de Belas Artes

Por Kleber Costa


Nelson Macedo apresenta
técnicas de desenho em oficina
A II Semana Acadêmica de Belas Artes (SABA) encerra nesta sexta (04), mas o aprendizado ficará eternizado, é o que garantem os alunos de Belas Artes da Rural, que têm a possibilidade de complementar a graduação com esta Semana Acadêmica.

Hoje pela manhã os estudantes tiveram uma oficina com modelo vivo, no salão nobre do P1. O professor Nelson Macedo, da escola de Belas Artes da UFRJ (EBA/UFRJ), comandou a atividade para os alunos ali presentes. Segundo ele a finalidade da oficina é conseguir encontrar a natureza do desenho, e complementa: “Arte só se aprende com prática, é necessário ter experiência”.

Segundo Macedo essa oficina é importante, pois os alunos concentram em um curto espaço de tempo um conjunto de experiências que normalmente se faz ao longo de um semestre. “O objetivo é quebrar um conceito que normalmente existe, onde todos acham que desenho é uma imitação, um inventário da realidade, quando na verdade o olhar não funciona assim” diz Nelson Macedo.

Alunos tem oficina com modelo vivo
Na oficina os alunos trabalharam com papel jornal e carvão para compor as linhas do desenho. Uma modelo posou nua para que os alunos colocassem em prática o seu talento.

Exposição “Agenda 2012”

Na galeria de arte do P1, está acontecendo a exposição “Agenda 2012”, que traz as pinturas utilizadas no Manual e Agenda do Estudante da UFRRJ deste ano. As obras são de vários professores do curso de Belas Artes da Casa. Vale a pena conferir.

E durante o restante do dia a Semana Acadêmica de Belas Artes traz mais atividades, confira:

Às 14h, no Salão Nobre ocorre a atividade “Café Literário”.

Às 19h, no Auditório Hilton Salles tem a palestra “Realismo Mágico”, com a participação de Nelson Macedo EBA/UFRJ.

À partir das 22h, na CAUR (próximo à entrada dos alojamentos masculinos) acontece a festa de encerramento, denominada “Festa Black SABA”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário