quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Cine-debate introduz estudantes a oficina de vídeo

Por Carolina Vaz
Na última terça-feira (28), o grupo Cultis (Núcleo de Pesquisa em Identidade, Cultura e Subjetividade) apresentou um cine-debate para lançar sua oficina de vídeo. Dezenas de estudantes de diversos cursos e também do Colégio Estadual Presidente Dutra participaram. A iniciativa se propunha a discutir tanto a temática da família, conforme o projeto atual do grupo, como também algumas questões técnicas intencionais do filme.
Estudante explica o que entendeu do significado do filme
No filme exibido, Os Descendentes, o protagonista Matt King se vê entre dois problemas: a mulher, Elizabeth, que sofreu um acidente e está em coma há 23 dias, e uma propriedade de terra do Havaí, estado onde mora, que pertence a sua família e deve ser vendida. Ele também é pai de duas filhas: uma de 10 anos, que ele afirma não saber criar, e uma de 17, a qual Matt retira de um internato. A filha mais velha, que estava brigada com a mãe, revela que esta traía o pai. Ele, então, vai em busca do amante, para conhecer e sugerir que se despeça de Elizabeth, que terá os aparelhos que a mantém viva desligados. Após o filme, pediu-se aos participantes que definissem o filme com uma frase ou palavra, o que resultou em respostas como “dor”, “compreensão”, “tradição” e “família”.
Os participantes foram levados a refletir a temática
Antes e depois do filme, as professoras organizadoras do projeto da oficina de vídeo explicaram como se realizará o projeto: serão utilizados os aparelhos mais acessíveis, como câmera digital ou câmera de celular, e a ideia é criar um ou mais curta-metragens com depoimentos de moradores de Seropédica sobre suas famílias. Os participantes vão aprender algumas técnicas de filmagem, de documentário e como encaminhar o roteiro, além de ter a chance de discutir o tema.
As oficinas de vídeo terão início no dia 12 de setembro, e acontecerão todas as quartas-feiras seguintes, às 18h, na noite na Sala de Reuniões da Secretaria dos Órgãos Colegiados (sala 122, no 3º andar do Prédio Principal). As inscrições vão até o dia 05 de setembro. Para saber mais sobre a oficina e o projeto “Sem Nome do Pai”, do qual ela faz parte, acesse: http://www.blogdagraduacao.blogspot.com.br/2012/08/cinedebate-amanha-28-lanca-oficina-de.html

2 comentários: