segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Estudantes e professores chineses conhecem a Rural


Por Carolina Vaz
Na última quinta-feira (16), a UFRRJ recebeu 40 estudantes e oito professores chineses, que vieram conhecer a universidade e assistir a palestras sobre aspectos brasileiros de relevância acadêmica, como economia, agricultura, artes e cultura. Os visitantes fazem parte do Programa Top Brasil/China Santander Universidades 2012, que visa a trazer estudantes chineses para passar um tempo no Brasil visitando universidades, e vice-versa.
Reitor explica a história da Rural para professores e alunos chineses
Os estudantes e professores chegaram ao campus Seropédica no início da manhã e se dirigiram ao Salão Azul, no prédio principal, onde aconteceriam as palestras. Às 09h15, começou a primeira apresentação, com o magnífico reitor Ricardo Motta Miranda, o qual contou a história centenária da universidade, desde a Escola Superior de Agronomia e Medicina Veterinária (ESAMV).  Passou pelo ano de 1944, quando a UFRRJ se instalou em Seropédica e o posterior desenvolvimento, e destacou o crescimento dos últimos sete anos, com a fundação dos campi de Campos dos Goytacazes, Nova Iguaçu e Três Rios. O reitor ainda apresentou todos os institutos e cursos da universidade, além da estrutura da administração superior.
Garota de Ipanema
A apresentação do reitor foi seguida pela palestra “Brazilian Popular Culture”, com o professor Anderson Gomes, do curso de Letras. Gomes explicou e mostrou as principais marcas da cultura popular brasileira, como a arquitetura mineira com a arte de Aleijadinho; autores literários como Jorge Amado, e as obras de Oscar Niemeyer em Brasília e Niterói. Contou também sobre o cinema brasileiro, que começou a se desenvolver a partir dos anos 60 com O Pagador de Promessas, passando por Dona Flor e Seus Dois Maridos, Carlota Joaquina e Central do Brasil. Não deixou faltar a música brasileira, caracterizada por Pixinguinha, Elis Regina, Jorge Bem Jor e Tom Jobim, cuja música Garota de Ipanema foi reconhecida pelos estudantes chineses e um deles inclusive se arriscou a cantar seu início. Ao final da palestra, o professor disse que, num país conhecido pela diversidade das artes, há ainda a oitava arte: o Carnaval, uma festa que, especificamente no Rio de Janeiro, envolve pessoas de pouco poder aquisitivo num trabalho que dura um ano e é exibido em um espetáculo único.
Após a palestra de Anderson Gomes e a pausa para coffee break, os participantes puderam aprender sobre a história da arte no país, com a palestra “Art in Brazil”, do professor Arthur Valle, de Belas Artes. O professor apresentou imagens e explicações do tema que partiram desde as pinturas rupestres de doze mil anos atrás, no Piauí, e da Ilha de Marajós, que datam cerca de cinco mil anos. Destacou a arquitetura de monastérios do Rio de Janeiro e de Salvador, e a da Rural, caracterizada pelo neocolonialismo do início do século XX. Arthur Valle comentou também a arte barroca presente em Ouro Preto (MG), datada do século XVIII, e as artes plásticas, como de Almeida Junior e Tarsila do Amaral, que representavam os tipos brasileiros.
Conhecendo a última universidade
Estudantes e professores se encantam com o jardim do P1
Seguiram-se então as palestras “Brazilian Economy”, com a profª Rosana Cruzel; “Sustainable Agriculture”, do Prof. Antonio Carlos Abboud, diretor do IA; “Brazil's pre-salt oil potential, the impact in the economy and challenges”, com o Prof. Luis Américo Calçada, de Engenharia Química; e “Brazilian Biodiversity”, com a Profª. Erika Cortines.  À tarde, fizeram a visita ao campus, incluindo a Fazendinha, onde foram orientados pelo professor Antonio Carlos Abboud, e depois houve a solenidade de encerramento.
O estudante Ivan Zheng, de 22 anos, era um dos participantes do programa. Ele está no quarto ano do curso de Engenharia Mecânica, na Shanghai Jiao Tong University. Ele conta que, neste programa, os estudantes têm palestras em diversas universidades da China e do Brasil, aprendendo principalmente sobre temas como biologia, economia e sustentabilidade. Para ele, é muito importante aprender sobre sustentabilidade, pois estuda fontes energéticas. Ele contou ainda que, na China, os estudantes fazem exames específicos para ingressarem nas universidades, e quanto mais próxima às cidades centrais for a instituição, mais difícil é. Sobre a Rural, ele conta que é a universidade mais bonita dentre as quais conheceu no Rio, e que mal pôde acreditar que era uma universidade. Quanto ao Rio de Janeiro, Ivan comentou que achou as praias e montanhas muito bonitas.
Os estudantes e professores chineses estão no Rio de Janeiro há 19 dias, e já conheceram as universidades UFRJ, UFF, UNIRIO, PUC-Rio, IBMEC, UERJ, FGV-RJ, e CEFET. Os estudantes foram divididos em grupos, e cada grupo fez uma apresentação na sexta (17) à tarde, no IBMEC, para os representantes das universidades, mostrando o que aprenderam. E no sábado (18), embarcaram de volta para a China.

Nenhum comentário:

Postar um comentário