segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Ingressantes devem fazer confirmação de matrícula

A Pró-reitoria de Graduação da UFRRJ, em função das inúmeras dúvidas que tem surgido a respeito das matrículas, explica por meio desta nota os procedimentos a serem adotados para confirmação das mesmas. Pedimos que leiam com bastante atenção.

Há duas formas de confirmação de matrícula:
CONFIRMAÇÃO 1: Para quem já fez a matrícula na íntegra (tirou foto para a carteirinha, assinou os termos e pegou o atestado de matrícula). Esta confirmação consiste na assinatura de uma lista que deve ser feita em até 10 dias após o início das aulas do segundo semestre, junto ao coordenador do seu curso e serve para atestar que o aluno realmente irá ocupar aquela vaga, caso não o faça ele perde a vaga que fica disponível para uma próxima lista de espera;

CONFIRMAÇÃO 2: A outra confirmação, que está gerando dúvidas na maioria dos alunos ingressantes, refere-se à conclusão do processo da própria matrícula, que, por algum motivo não pode ser realizado no dia em que o aluno veio à Universidade. Nestes casos o aluno precisa comparecer, o quanto antes (com prazo máximo de até a primeira semana de aula), na sala 96 na Pró-reitoria de Graduação para tirar a foto para a carteirinha, completar o cadastro de dados no sistema da UFRRJ, pegar o Atestado de Matrícula e assinar o Termo de Não Ocupação de Vaga Simultânea em outra Instituição de Ensino Superior Pública ou com bolsa do Prouni, caso tenha pendência de documento, assina um termo de ciência dos documentos faltantes e se for aluno da Rural, assina um termo para o cancelamento da matrícula anterior e autoriza, ou não, o aproveitamento dos créditos que puderem ser aproveitados. Os alunos que não fizerem essa confirmação antes do período de aula não terão documento que comprove sua ligação com a instituição e assim, não poderão utilizar serviços como Restaurante Universitário e também não tem como se candidatar à uma vaga no alojamento, uma vez que ambos os serviços pedem comprovação de vínculo. A não confirmação até a primeira semana de aula NÃO acarreta na perda da vaga.
Entenda
O primeiro dia da primeira chamada da matrícula, pelo SiSu, ocorreu normalmente, portanto, os estudantes só precisarão fazer a confirmação com a coordenação de curso após o início do segundo período letivo. No segundo dia, devido a manifestação do sindicado grevista, as matrículas tiveram de ser realizadas na sala de estudos, portanto, não foi possível tirar as fotos e imprimir os termos e atestados. Estes alunos precisam fazer a CONFIRMAÇÃO 2 apresentada acima.
Na primeira reclassificação da Lista de Espera, devido ao grande número de vagas e alunos presentes para fazer a matrícula não foi possível completar as etapas e as pessoas convocadas nesta data devem concluir todo o processo, fazendo a CONFIRMAÇÃO 2 (exposta acima). As demais pessoas, das outras convocações da reclassificação devem fazer somente a confirmação junto às coordenações (CONFIRMAÇÃO 1).

Resumindo
CONFIRMAÇÃO 1
- Alunos que fizeram matrículas no primeiro dia da primeira chamada (04/07/12);
- Alunos que fizeram matrículas na segunda chamada (17 e 18/07/2012);
- Alunos que fizeram matrículas na primeira (30 e 31/07/2012), na terceira (14/08/2012) e na quarta (21/08/2012) chamada da lista de espera (reclassificação);

CONFIRMAÇÃO 2

- Alunos que fizeram matrículas no segundo dia da primeira chamada (05/07/2012);
- Alunos que fizeram matrículas na segunda chamada da lista de espera (reclassificação) (07/08/2012);
- Todos os demais alunos que não tiraram as fotos, não assinaram os termos e atestados;

6 comentários:

  1. Sobre a confirmação 2

    O comparecimento à RURAL para a conclusão da matrícula tem que ser o mais breve possível ou pode ser na primeira semana de aula?

    ResponderExcluir
  2. Tem que ser o mais breve ou só quando as aulas voltarem por causa da greve?

    ResponderExcluir
  3. Boa noite,quando vai começar o ano letivo do segundo semestre na UFRRJ.

    ResponderExcluir
  4. "Sweet Dream27 de agosto de 2012 14:05
    Sobre a confirmação 2

    O comparecimento à RURAL para a conclusão da matrícula tem que ser o mais breve possível ou pode ser na primeira semana de aula?"

    Gostaria de saber a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  5. É até a primeira semana de aula. Ainda não tem data para início, pois, ao fim da greve é necessário concluir o primeiro período para então iniciarmos o segundo.

    ResponderExcluir
  6. E tem que ser em Seropédica? Até os cursos de Nova Iguaçu ? :(

    ResponderExcluir