quinta-feira, 20 de outubro de 2011

 SNCT
A crise capitalista e os impactos ambientais



Por Iago Duque e Flávio Jorge 

“O desemprego, que é produto do capitalismo, transformou as pessoas em lixo”. Essa declaração foi proferida pelo professor Maurílio Botelho, docente do curso de Geografia da UFRRJ, durante o evento “Impactos Ambientais e Educação do Campo”. Segundo o professor, o sistema capitalista provocou a superprodução da força de trabalho, popularmente conhecida como desemprego, que por sua vez, produziu o pior tipo de impacto ambiental, “a transformação das pessoas em lixo”,  justificado pelo palestrante pelas conseqüências com o desempregado que acaba se tornando uma peça descartável.

O curso de Educação no Campo, desde que foi criado na Rural, há um ano, tenta mostrar como a discussão sobre os impactos ambientais estão ligadas à crise do sistema capitalista. “Pensar a educação do campo é questionar o modelo de desenvolvimento atual. Não desvincula a crise ambiental da crise do capital”, afirmou Roberta Lobo, coordenadora do curso. Essa ideia é reafirmada por Botelho: “O debate relacionado à crise ambiental vem da mesma época em que o capitalismo entra em uma crise profunda, a década de 1970. Isso não é mera coincidência”, afirma, ao mesmo tempo em que ressalta a importância de se debater mais os problemas ambientais do campo: “A gente vê muita discussão sobre problema ambiental na cidade mas esquece que o campo talvez seja muito mais afetado por isso”.  

Após uma breve apresentação ministrada pelos professores Roberta Lobo e Maurílio Botelho, os presentes no evento assistiram a um trecho do documentário “Home – O mundo é a nossa casa”. Em seguida foi promovido um debate sobre o filme. Quem assistiu e aprovou foi Felipe de Sousa Guimarães, 21 anos, aluno do curso de Geografia da Rural. “O filme é muito bom. O professor Maurílio é meu professor. Muito do que ele falou eu já tinha visto em aula e é super interessante”.

O evento foi realizado no dia 18 de outubro, das 14h às 17h no salão Azul do P1 e fez parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFRRJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário