quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Profissão
Diploma universitário discutido na Semana Comunicar

Carolina Vaz
Fonte: Agenotic

A I Semana Acadêmica de Comunicação Social (Comunicar), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), que teve início na última segunda-feira, 17, com o tema central “Mercado de Jornalismo: Cenário Contemporâneo”. O evento propõe a realização, até sexta-feira, 21, de uma série de palestras de profissionais e acadêmicos sobre  as diversas áreas do jornalismo. No primeiro dia, o assunto foi a polêmica queda da obrigatoriedade do diploma universitário para o exercício da profissão de jornalista.
A palestra “Diploma universitário: a formação específica para o jornalismo”  foi proferida pelo professor Leonel Azevedo Aguiar, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio. Ele traçou uma história da conexão entre os cursos de jornalismo, a influência do capitalismo, e os momentos de criação e  queda da obrigatoriedade do diploma de graduação em jornalismo. Leonel Aguiar defende a necessidade do curso superior específico para o trabalho jornalístico. Segundo ele, a população tem o direito a informações de qualidade, as quais o jornalista com qualificação acadêmica é capaz de produzir e cumprir a função de mediação social de interesses e conflitos da sociedade democrática.
Em seguida, alunos e professores fizeram perguntas e comentários sobre a necessidade da qualificação profissional para a execução das funções jornalísticas, as mudanças ocorridas desde 2009, grupos que apoiam a volta do diploma, entre outras questões.
A Comunicar 2011 vai até o dia 21, a partir das 18:30, no auditório Paulo Freire, ICHS-UFRRJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário