SNCT
A tecnologia reinventando o
aprendizado da física
Reportagem: Kleber Costa
Fotos: Jéssika Peixoto
Edinaldo incentiva colegas a utilizarem applets para ensinar |
Applets é a abreviação de aplicativos, que são programas
para pequenas aplicações utilizados no ensino da física. Eles foram criados no
fim dos anos 90 com o grande objetivo de interagir o aluno de forma direta com
o conteúdo da disciplina. Os softwares permitem a visualização e a exploração
dos fenômenos e experimentos, dando ao estudante o poder de chegar as suas
próprias conclusões.
O universitário do 7° período de física e
palestrante, Edinaldo Batista da Silva Júnior, comenta que as aulas para os
alunos dos ensinos fundamental e médio passam a ser mais eficaz com o uso dos Applets.
“Os aplicativos dão a oportunidade de uma aula mais interativa e dinâmica, além
de ser um convite ao estudo da física, e ainda permitem reproduzir o fenômeno
inúmeras vezes”, disse. Edinaldo é a favor da utilização da ferramenta por
parte de alunos e professores já que os benefícios são grandes. “Os Applets minimizam
a deficiência/falta dos laboratórios nas escolas e nas universidades”, explica.
Aplicativos são ferramentas atraentes para o ensino da Física |
Natália Alves Machado e Marta Nunes Cardoso, alunas
de física na Rural estão no 3° e 4° período, respectivamente, elas se recordam
da época de estudantes do ensino médio, quando pouquíssimas pessoas se
interessavam pelas aulas de física, pois eram maçantes e monótonas. Juntamente
com Edinaldo, as universitárias querem mudar o modo como o aluno do ensino
médio vê a física, e para isso pretendem utilizar a tecnologia disponível
quando forem ministrar aulas para o ensino médio. “A reclamação de muita gente
era que só se via um monte de frações e equações, e não conseguia concretizar o
fenômeno. Já com esses aplicativos isso se torna possível porque dá pra ver o
que acontece”, explica Marta.
Já Natália se recorda de uma aula que teve no
ensino médio quando foram utilizados os Applets, segundo a universitária a aula
rendeu bastante, os alunos aprenderam muito mais e aprender ficou mais
divertido.
Edinaldo acha ainda necessário na Universidade um
minicurso, para que todos os seus colegas possam aprender a utilizar os
programas, e usarem quando forem professores e assim
estas novas tecnologias que, timidamente estão chegando nas salas de aula,
possibilitarão aos alunos um maior aproveitamento do conteúdo de física,
melhorando, de forma expressiva, o aprendizado do estudante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário