terça-feira, 25 de outubro de 2011

SNCT
A nossa química de todo dia

Por Meiryellen Meirelles
Professora Cayoco apresenta experiências
Integrando a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a oficina “A influência da Química no cotidiano e no meio ambiente”  teve por objetivo exemplificar conceitos químicos através das demonstrações experimentais.

Esse trabalho desenvolvido pelo PIBID – Química, tradicionalmente,  é direcionado para o Ensino Médio e apresenta trabalhos  simulando os efeitos da chuva ácida, a reação de polímeros, a versatilidade dos radicais livres e o tratamento de água executados por professores e alunos.
A Prof.  Aparecida Cayoco I. Ponzoni ressalta o quão importante é tornar a Química uma atividade atraente e mais próxima das pessoas e assim gerar o interesse nesta área. “A ciência deveria aguçar a curiosidade. Muitas vezes, isso não acontece causando  desinteresse. Com experimentos como estes as coisas ficam bem mais simples de entender e podem atrair as pessoas para entender melhor a química”.
Alunos ficam admirados com balão perfurado
O aluno Edgar Schaeffer, do quarto período de licenciatura em química, também destaca o quanto as pessoas podem aproximar a Química do cotidiano. “Alguns experimentos nos mostram a degradação do meio ambiente causada por processos químicos. A química é muito versátil e pode ser interessante”, explica.
A oficina aconteceu durante os dias 18 e 19 de outubro, de 08h às 12h e de 13h às 17h, no Corredor do Pavilhão de Química – ICE.



Nenhum comentário:

Postar um comentário