segunda-feira, 24 de outubro de 2011

SNCT
Como aproveitar tudo que um alimento pode te oferecer

Por Victor Viana
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal Rural Rio de Janeiro (UFRRJ), aconteceu entre os dias 17 e 23 de outubro. Vários cursos estavam envolvidos com a apresentação de atividades que demonstram a preocupação com o meio ambiente e o curso de Economia Doméstica não ficou de fora. Na sexta-feira ( 21)  foi organizada uma oficina no Centro de Apoio Integral à Criança (CAIC) que apresentou diversas formas de consumo responsável de alimentos.

Melancia é aproveitada em suco misto
Durante a atividade as pessoas puderam conhecer os benefícios que ações cotidianas, básicas, podem trazer para o meio ambiente e para a saúde do ser humano. Durante a apresentação de como é possível aproveitar até aquilo que poderia ser jogado fora, as cascas e caules ganharam destaque, uma vez que costumam ser totalmente dispensadas, no entanto, são as partes mais ricas em vitaminas, segundo a estudante de economia doméstica Gioconda Avelar.

Após todas as explicações, mãos na massa, os organizadores e ouvintes seguiram para a cozinha, onde a melancia melância foi a fruta escolhia para por todo aprendizado teórico na prática. A idéia era fazer um suco com a polpa da fruta e montar uma salada com o restante que não fosse ser usado, incluindo a casca.

Alunos provam alimentos
Com a turma cheia, os inscritos se demonstravam bastante animados. As estudantes Beatriz e Heriane, que prestam o vestibular esse ano, ficaram sabendo da notícia pelo site da Rural. Já se interessavam pelo assunto, só não sabiam maneiras de executar.
Com 15 pessoas presentes a dinâmica do grupo animou a Coordenadora Ligia Moura, que se formou em Economia Doméstica pela UFRRJ e agora cursa Pedagogia na mesma instituição. Ligia já esteve envolvida em outros projetos como este e devido à grande recepção do público, pretende continuar com a oficina nos próximos anos, mas para ela o ideal seria fazer um projeto maior. Com toda a comunidade que vive no entorno da UFRRJ.

No final, os alunos experimentaram a salada produzida por eles, composta de verduras da própria horta do CAIC, e tomaram o suco de melancia. O objetivo da aula então é concluído. Aproveitamento integral de alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário