quarta-feira, 26 de outubro de 2011


SNCT
Trabalho da UFRRJ reflete em apresentação de escolas 

Por Samara Costa

Foi com diversos experimentos de Química e Física que os alunos da Escola Municipal Bananal apresentaram seus projetos no dia 21 deste mês durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFRRJ.  Com direito a foguete e “água mágica”, os estudantes do 6º ao 8º ano explicaram como desenvolveram seus projetos sendo supervisionados por Silvia Helena e por Ednaldo Batista, aluno de Física e participante do projeto “Novos Talentos”.

Silvia Helena diz que os professores foram capacitados na UFRRJ para dar atividades nas escolas para os alunos. Segundo ela o projeto faz muito sucesso entre na escola e realiza  frequentemente inúmeros, passeios levando os alunos ao Museu da Vida e Jardim Botânico.

Água mágica
Os estudantes fabricaram uma espécie de água mágica, que consistia em um indicador de Ph, elaborado de uma maneira bem simples. Os alunos utilizaram o suco de repolho roxo à base de água como indicador de ácido-base. Esse suco, misturado com o vinagre apresentava repentinamente uma coloração azul, indicando a mudança do Ph neutro para o ácido. Quando misturado com o Bicarbonato de Sódio o suco ficava rosa.

Questionados sobre a diferente maneira de aprender Química, a estudante de 14 anos Gabriela Barbosa responde: “Eu gosto muito de fazer essas experiências é legal e me estimula a sempre querer aprender mais” conta a jovem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário