sexta-feira, 21 de outubro de 2011


SNCT
Palestra revela mitos e curiosidades sobre Vulcões

Por Érika Zordan e Filipe Veloso

Aconteceu nesta terça 18, como parte integrante da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a palestra “Desastres naturais: Vulcões”, no Auditório Professor Gusmão da UFRRJ. Ministrada pelo professor Sérgio Brandolise Citroni, o evento lotou o auditório e incitou a curiosidade e a participação dos estudantes com a apresentação de fotos e explicações sobre o funcionamento dos vulcões.

Quando perguntado por um estudante sobre os riscos e consequências de um vulcão, o professor Citroni explicou, com muita descontração, que o único prejuízo seria a impossibilidade de voos nos aeroportos pelo mundo, devido a fumaça expelida pelas atividades vulcânicas. “Não há praticamente risco algum às populações. Os vulcões localizam-se quase sempre em regiões de geografia difícil, em áreas restritas e remotas. O problema é a fumaça quando afeta ou queima os motores de aviões”, explicou.

Citrone discursou também sobre os rumores de um possível fim do mundo previsto por algumas teorias para 2012, classificando-as como ‘mito’ e estratégia de marketing para a venda de filmes, sem nenhum fundamento científico. Sob aplausos, o professor finalizou a palestra com a frase: “Para dominarmos a natureza, precisamos primeiro, obedecê-la”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário