quinta-feira, 20 de outubro de 2011


SNCT
Mesa-redonda debate desastres naturais litorâneos

Por Iago Duque e Flávio Jorge 
“Foi construído um píer na praia de Boa Viagem. Depois disso, começaram a subir enormemente o número de ataques de tubarões a surfistas. A explicação científica logo veio. Os alimentos dos tubarões eram levados por uma corrente marítima para alto mar, longe da praia. Com a construção do píer, essa corrente foi barrada e os tubarões tiveram que procurar alimento nas praias. Daí o aumento dos casos de ataques a surfistas.”

Este caso é um ótimo exemplo do que é um processo litorâneo, tema debatido na mesa-redonda “Desastres Naturais: Processos Litorâneos”. Segundo José Miguel Peters Garcia, professor de Geologia da UFRRJ, “processos litorâneos são fenômenos geológicos que se transformam em desastres naturais pela ação do homem ou de forma natural”. A importância da discussão desse tema, segundo José Miguel, se justifica pela Rural se encontrar perto da Costa Verde, região litorânea muito pouco estudada: “A Rural fica muito próxima da Costa Verde, que tem sofrido uma ocupação rápida e desenfreada que já está interferindo nos processos costeiros e isso não está sendo estudado. A Rural tem espaço para estudar esses processos”. Gabriel Lousada, aluno de Geografia da Rural de 21 anos, acha fundamental o debate sobre o tema: “Achei uma mesa muito interessante. É um debate fundamental que tem que ser feito na universidade”, disse. Questionado sobre qual assunto achou mais interessante, ele destaca “a questão dos processos costeiros da área de Itaguaí, a evolução industrial naquela área e os impactos ambientais causados”.
 

A mesa-redonda fez parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFRRJ, tendo sido apresentada no dia 18 de outubro, das 14h às 16h, no Salão Multimídia do P1. A mesa era formada pela professora Soraya Gardel Carelli, que fez a mediação, e pelos debatedores professores Francisco Carlos de Franciso e José Miguel Peters Garcia, que substitui a professora Dione Nunes Nascimento, que estava escalada no cronograma, mas não pôde comparecer ao evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário