sexta-feira, 21 de outubro de 2011

SNCT


Biojóias: Natureza virando Moda

Por Simone Selles e Tarcila Viana

Coloridas, inovadoras e com a cara do Brasil
O Jardim Botânico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) abrigou durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia uma exposição de biojóias. Coordenada pela professora Maria Mercedes Teixeira da Rosa, o espaço apresenta diversos colares, brincos e pulseiras produzidos a partir de materiais extraídos da natureza. Sementes, fibras naturais, casca de coco, madrepérola e conchas são alguns dos utensílios usados para sua fabricação, entretanto, as matérias-primas mais utilizadas são as sementes, os frutos, os caules, as fibras e as folhas. E para incentivar quem tem vontade de aprender a técnica a professora também ofereceu na tarde da última quinta (20) uma oficina de biojóias, com a confecção de colares, brincos e pulseiras.

A arte surgiu com os índios, que chamavam cada peça utilizada de contas. É facilmente encontrada em feiras e barracas de artesanatos espalhadas pelo país, principalmente em cidades litorâneas e compõe a moda do verão.

O mercado de biojóias está em constante crescimento por conta da diversificação das peças oferecidas ao consumidor. Por serem confeccionadas com material bruto proveniente da natureza, atrai o público nacional e principalmente o estrangeiro, pois tem a cara do Brasil. Mas não pense que é um trabalho fácil, é preciso muita criatividade, tempo e investimento para produzir produtos de qualidade e com design inovador.

A exposição e a oficina foram realizadas no Jardim Botânico da UFRRJ e integram a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário