sexta-feira, 21 de outubro de 2011

SNCT
Novas Tecnologias são apresentadas pelos grupos PETs           

Por Simone Selles e Tarcila Viana
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) contou com uma exposição de projetos e experimentos do Programa de Educação Tutorial (PET) nos corredores do Prédio Central.
Participantes dos grupos PET explicam funcionamento de Sistema Biodigestor
Os PETs são programas do governo que visam desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, sendo que na UFRRJ os grupos somam 11 turmas. A aluna Hellen Oliveira, do curso de Administração, faz parte do PET interdisciplinar Conexões de Saberes, cujo título é “Inclusão e Oportunidade na Vida Acadêmica do Estudante de Origem Popular”. Ela comenta sobre a participação desse programa na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. “Nós tentamos trazer pra semana uma tecnologia que já é desenvolvida, mas que pudesse ser vista a partir de olhares de várias pessoas e formações e percebemos que o biodigestor poderia ser visto dessa forma”, explicou. Hellen apresentou uma maquete que demonstra o processo de um biodigestor, o qual transforma o gás metano proveniente de excrementos e restos de animais em energia.
A visitante Maria Cecília, estudante de Agronomia, conhecia o sistema do biodigestor apresentado e aprova a ideia. “Já assisti alguns cursos na televisão sobre o processo, inclusive me interessei em aplicá-lo na casa que vou construir. É uma invenção considerável e sustentável para a geração de energia, só me preocupo com as questões de segurança para evitar o escapamento de gás”, explica Maria.
PET Física
Explicações de fenômenos físicos com ferro fluído
O Grupo “PET - Física” também estava presente no P1 com o projeto: “Experimentação e Novas Tecnologias no Ensino - Aprendizagem da Física”. A exposição conta com amostras para a observação de fenômenos teóricos físicos, como por exemplo, o eletromagnetismo. O estudante de física do 5º período, Diego Santos Campos, era o responsável pela exposição desses aparelhos, dentre os quais se destaca o Ferro Fluído, desenvolvido por cientistas da NASA, conforme explica o aluno. “A NASA lançava seus foguetes com combustíveis comuns e com o tempo descobriram que esses combustíveis se perdiam no espaço de forma indevida. Então, para controlarem aqui da terra eles criaram o Ferro Fluído. Olhando, parece um fluído comum, mas, contêm partículas nanotecnológicas de imã que controlam a base de um sistema que faz um ferro comum andar e assim locomover o Ferro Fluído até onde eles queiram” expõe.
A divulgação das atividades desenvolvidas são coordenadas pelo professor Alexandre Monteiro de Carvalho e pelos outros professores tutores dos grupos PETs da UFRRJ e permaneceram expostas no hall do P1 durante a semana, das 8h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário