quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Relações Internacionais
Núcleo de Pesquisa é contemplado com bolsa da Faperj

Por Ramon Cesar

O Núcleo de Estudos Internacionais (NEI) do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro foi contemplado no ultimo Edital de Apoio às Instituições de Ensino e Pesquisa Sediadas no Estado do Rio de Janeiro, da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAPERJ) com verba no valor de R$125 mil. O valor é voltado ao desenvolvimento de atividades de pesquisa e de extensão na área de RI, visando à aquisição de equipamentos, materiais e despesas diversas.

O NEI foi concebido em junho de 2010, como um órgão vinculado ao Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) e funciona como espaço para o desenvolvimento de atividades como nas áreas de Política e Economia Internacional. O projeto também viabilizará pesquisas em linhas como, Política Externa, Processos Internacionais, entre outras. Em suma, o núcleo constitui-se como um espaço para o encontro e o diálogo científico, primando o desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão.

A coordenadora do projeto Erica Resende, professora do curso de Relações Internacionais, enfatiza a importância do núcleo. “Devemos destacar que, o NEI pretende funcionar como importante peça, não apenas para a formação de recursos humanos – devido ao envolvimento direto de sua equipe de pesquisa com cursos de graduação e pós-graduação do ICHS – como também para o próprio desenvolvimento da região onde se encontra a UFRRJ”, relata Erica. 

Abrangendo, além de RI, os cursos de Ciências Econômicas, Ciências Sociais, História e Administração, é possível destacar como objetivos do núcleo: a implantação e desenvolvimento de linhas e grupos de pesquisa, a organização de publicações de artigos e livros, promoção de cursos, ciclos de debates e seminários. Assim sendo, o projeto proporciona aos alunos atividades extracurriculares, complementares à formação dos mesmos. A criação do NEI visa tanto à consolidação do curso de RI, recém-criado na instituição, como também à abertura de um programa de pós-graduação em 2014, planejado pelos integrantes do grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário