quinta-feira, 20 de outubro de 2011

SNCT
Conceitos da física na oficina de foguetes

Por Carolina Vaz
Fonte: agenotic

A oficina de confecção de foguetes, ministrada por Thiago Donin, estudante do oitavo período de Física, foi uma dentre várias oferecidas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A atividade foi realizada em duas etapas: na segunda-feira (17) os alunos aprenderam a construir os foguetes e puderam entender os conceitos de física que os faria funcionar e na quarta-feira (19) foi o dia do lançamento.

Lançamento no gramado em frente ao P1 durante oficina
Os participantes eram 14 alunos de Física da UFRRJ, do primeiro ao quinto período. Eles fabricaram os foguetes usando garrafa PET, papel cartão, fita isolante e cola araldite. Partindo do modelo básico, os alunos personalizaram seus foguetes com pinturas e recortes diferentes. Os artefatos eram cheios com um pouco de água, encaixados em um instrumento de propulsão a ar e, finalmente, decolavam. Os alunos ficaram muito satisfeitos em ver suas produções “voarem”.

A estudante Thaís Assis, 17 anos, do primeiro período de física, disse que essa atividade foi a que mais a atraiu na SNCT, principalmente por ser prática com aplicação na física. Thiago Donin aprendeu a confeccionar foguetes no Ensino Médio, e essa é a primeira vez em que oferece a oficina. Ele avaliou a experiência positivamente e pretende realizá-la mais vezes, como na Semana Acadêmica de Física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário