quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Universidade Rural inicia Semana Nacional de Ciência e Tecnologia repleta de atividades

Por Ramon Cesar
Daniella Viana
e Bruna Rodrigues


Abertura da SNCT conta com autoridades universitárias e municipais
Foto: Kleber Costa
A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em 2011, abre novamente as portas para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento de âmbito nacional organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de risco” é o tema central das atividades durante os cinco dias de evento que iniciaram nesta segunda (17).

Pela manhã a abertura do evento contou com a presença do Reitor da Universidade, professor Ricardo Motta Miranda, da pró-reitora de Graduação, Nidia Majerowicz, da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Aurea Echevarria Neves Lima, e da representante da Secretaria de Educação do Município de Seropédica, Silvia Helena Loli Bezerra. 

O reitor destacou a importância da Rural voltar a realizar este evento, por ser uma Instituição de Ensino Superior e ressaltou a questão da responsabilidade social e ambiental que a UFRRJ apresenta. "Muito mais do que na semana nós temos que estar permanentemente conscientes de que a responsabilidade social e ambiental corre no sangue da nossa instituição”. A pró-reitora de graduação, Nidia Majerowicz, também salientou os propósitos do evento. “A SNCT tem um grande objetivo de divulgar a ciência brasileira, a tecnologia e a cultura. E como somos uma instituição que é tudo isso, precisamos interagir e levar à sociedade esse conhecimento”.
A integrante da comissão organizadora, Elisangela Soares, dimensiona os resultados já no primeiro dia de programações. “Nesta segunda vimos o resultado do empenho de uma grande equipe que possibilitou o acontecimento da SNCT. A realização da Semana já é um sucesso pelos recursos com os quais pudemos contar, bem como o apoio institucional, que foi de suma importância. Podemos destacar que, dentre as instituições do Estado do Rio, somos a que contamos com o maior número de atividades”, destaca.


Companhia de Dança da UFRRJ apresenta espetáculo Rio
Foto: Kleber Costa
Cultura na SNCT
A cerimônia de abertura ainda contou com a apresentação da Companhia de Dança da UFRRJ, com três espetáculos, sendo o principal, Rio, o qual mistura uma série de ritmos que retratam a Cidade Maravilhosa.
O grupo, que na ocasião se apresentou com 21 integrantes, é coordenado pela professora Valéria Nascimento e realiza ensaios semanalmente para as apresentações.

Programação Vespertina

Mesa-redonda debateu as mudanças no clima e suas consequencias no Mundo
Foto:  Daniela Vianna
Durante todo o dia, o evento trouxe programações como mesas-redondas, oficinas, palestras, entre outros. Uma das principais atividades foi a mesa-resonda, “Mudanças Climáticas, desastres ambientais e prevenção de riscos”, com mediação da professora Nidia Majerowicz, tendo como debatedores os professores Américo Kerr, da Universidade de São Paulo (USP), com abordagem do tema “Mudanças Climáticas Globais”; do professor Tiago Marino, do Instituto de Agronomia da UFRRJ, falando sobre “Desastres naturais: teoria e prática”;  o professor da EMBRAPA, Segundo Urquiaga, que abordou o tema “Impactos das mudanças climáticas sobre a produção vegetal”; e o professor Edinaldo Bezerra, do Instituto de Zootecnia da própria UFRRJ, falando sobre os “Impactos das mudanças climáticas sobre a produção animal”.

Primeiramente o professor Urquiaga, abordou a agricultura como elemento histórico e “formador da sociedade” e salientou os problemas ambientais relacionados à produção de alimentos. Ele ainda defendeu o uso de fertilizantes, pois apontou a necessidade de um solo fértil capaz de possibilitar a produção em larga escala necessária para atender as demandas alimentícias atuais.
O professor Edinaldo deu continuidade ao evento com a temática: Mudanças Climáticas e produção animal. O zootecnista destacou que as alterações climáticas irão interferir na qualidade das pastagens e na distribuição de doenças e pragas dificultando a produção animal. Diante desse cenário o professor destaca que o maior desafio está na futura duplicação da produção atual, causada pela demanda crescente por carne.
O último a fazer as explanações antes dos debates, foi o professor Tiago que levou a discussão para a outra vertente tematizada pela Semana Nacional: a prevenção de riscos. Tiago trabalha com apoio científico na reposta aos desastres naturais e apresentou trabalhos realizados após o terremoto do Haiti e depois dos deslizamentos ocorridos em Teresópolis no último verão. Perguntado sobre a importância da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia o professor enfatiza que é preciso haver, cada vez mais, debates semelhantes que procure abordar avanços e retrocessos na luta por um Meio Ambiente saudável e seguro. "Todos estão de parabéns pela iniciativa. Precisamos discutir formas diversas de conquistarmos um meio ambiente saudável e seguro onde se aplique, em caso de acidente, as medidas técnicas indicadas pelos estudiosos competentes", diz ele.
A programação completa dos demais dias do evento que segue até o sábado (22) você confere na página http://r1.ufrrj.br/semanact/ e também no facebook, de maneira instantânea, curtindo o link: http://www.facebook.com/pages/Semana-Nacional-de-Ci%C3%AAncia-e-Tecnologia-na-UFRRJ/169548343129085



Nenhum comentário:

Postar um comentário